quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Trip para Passa Vinte - Parte 1



Já tinha ouvido falar sobre a imensidão e o potencial da Gruta de Passa Vinte, recebi algumas fotos por email mas não imaginava fazer uma visita tão cedo. Pensava que daqui a 3 anos iria lá conferir, mas recebi uma ligação do escalador Gabriel Queiroz, mais conhecido como "Titio", me convidando para conhecer o pico que se localiza no extremo sul de Minas e faz divisa com o estado do Rio. Na verdade foi convite do convite, já que titio foi convidado pelo escalador e um dos conquistadores do pico, Juliano Magalhães. Algumas ligações aqui, troca de SMS ali e o bonde estava formado. 

Partirmos no sábado dia 24 de Janeiro de 2009. Ao volante Brito "Audaz", co-piloto Gabriel "Titio" e seu cão Yang, de patrão no passageiro Eu e Rodrigo "Risada". Levamos por volta de 2:30h entre estrada de asfalto e terra para alcançar nosso destino com as instruções precisas do Juliano e ao chegarmos no início da trilha logo notamos a magnitude da falésia, com seus ditos 70 metros de altura por 300 metros de largura e ângulações de até 50 graus negativos. 

Ficamos embasbacados  e ali perdemos (ou ganhamos) alguns minutos admirando tudo aquilo, assim que retornamos do "transe" começamos a trilha em ritmo intenso e altamente motivados a chegar o quanto antes na base daquele negativo imenso. 
A trilha ainda parecia ser muito recente e não pude deixar de imaginar o impacto que causará o transito de pessoas naquele lugar, por mais cuidadosos que sejam os visitantes muita coisa ali vai mudar. Atentos e cuidadosos seguimos o caminho até o pé da pedra e mais uma vez ali permanecemos alguns minutos admirando o que estava diante de nossos olhos.

Ao chegarmos na base encontramos Juliano, com sua esposa, e outro escalador local e também um dos conquistadores do pico, Valdinei Batista, todos devidamente equipados e prontos para subir as preda.
Ficamos mais uma vez admirando o local enquanto o Juliano apresentava as linhas e os projetos com sua vara "stick clip" apontando as agarras. Estávamos todos híper estimulados e afoitos para colocar a mão na preda , após devida preparação começamos os "trabalhos" entrando na pré-equipada "Genesis". Via muito negativa e bombástica, caracterizada por dinâmicos em agarrões e costurada final tensa. Enquanto trabalhava a via, Brito e Cia entravam na linda via "Tapa na Cara", via menos negativa, porém com movimentação bem interessante e um crux bem definido no final. No fim do dia ainda dei uma tentativa no projeto "Entre a Escuridão e a Sombra". Gastamos o sábado nessas vias e retornamos já a noite para a cidade com o intuito de descansar, pois o dia seguinte prometia.
No domingo chegamos mais cedo e por isso escalamos mais. Além das vias que provamos no sábado tive a oportunidade de dar mais 2 entradas no até então projeto "Entre a Escuridão e a Sombra" ou "Entre a Sombra e a Escuridão" (até hoje não sei ao certo), uma linha muito bonita e progressiva que tem como crux um bote para um agarrão, onde depois há um entalamento de joelhos antes das passadas finais para, até então, a última proteção. Fiquei muito entusiasmado em retornar para escalar novamente essa via e quem sabe conseguir o êxito de fazê-la. 
Tivemos que sair mais cedo no domingo por causa de compromissos, mas estávamos todos de cabeça feita e alma lavada para suportar mais uma semana de trabalho e estresse urbano, além da certeza de retornar na semana seguinte.

Por Bernardo Biê

3 comentários:

  1. fala bie, iradu o blog...parabens pela iniciativa e demais esse post ae, espero que não seja o ultimo da região, e com certeza mais post virão Rio Claro, etc. Ae demais sua atitude sobre Passa vinte para esse find
    que conversamos pelo tel...Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei o blog, espero que a gente possa acompanhar com você pelo blog essas escaladas em lugares maravilhosos como esse com lindas fotos, e bem vindo ao vício de blogar rsrs
    Bjao

    ResponderExcluir
  3. Eu prestei um trabalho pra vale do Rio doce, indiretamente para a FCC, a linha de trem. Quando passei em Passa vinte, como escalor antigo, olhei aquela falésia e fiquei embasbacado. Que coisa linda, pensei que precisava avisar meus amigos de curitiba sobre aquele potencial.
    que bom que a galera ja ta escalando aquela parede alucinante.
    Bom, é isso. abracos e boas escaladas!

    ResponderExcluir