sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Montanhismo Brasileiro de luto.

Foi ontem, um acidente no Rio de Janeiro leva um grande ícone do Montanhismo Brasileiro.  "Atropelamento" foi a causa da morte de Fabinho. Grande escalador, sempre motivado "amuerte" deixará muitas saudades entre todos da comunidade escaladora.



Fabinho como sempre, flutuando no Massa Crítica...


Lembranças-Fabinho na "coquetel de energia", ce2000.

Em um platô ou em um "esticão", estará ele, sempre subindo as paredes mágicas do Rj...



domingo, 17 de fevereiro de 2013

tEW - EuroTrip



Oliana é um dos setores mais incríveis que já conheci! Localizado ao norte da Catalunha perto das escolas de "Bruixes", "Perles" e "Terradets".
O setor se destaca por suas famosas vias e projetos futuristas, quase todas abertas pelo "Sharma" e "banda". O setor tem em média 50 metros de pura "conti" e alta dificuldade, impressionando qualquer escalador.

É um "setorzasso" de pura resistência de força e Continuidade! Mto Fod@!

Chegar ali pela segunda vez me fez refletir quanto ao que tinha acontecido ali mesmo um ano atrás. Não podia acreditar que tinha feito a "Humildes”, me custava acreditar que tive aquela "resis" e "conti", e que hoje para tentar em quatro dias meu projeto principal me parecia algo impossível encadena-lo. Uma coisa é certa, chegar com mais força de "boulder" me facilitou em algumas partes, mas ao mesmo tempo o mais importante ainda me custa...

Oliana - Pueblo
 
Chegando no setor...
Dessa vez fui com o "Pita" e "Lu" que tinham colocado muita pilha para ver o "Fenômeno" Adam Ondra provar o projeto mais falado do momento, La dura dura. No primeiro dia quando chegamos haviam ótimas condições climáticas, um solzinho e um vento forte faziam a pedra colar. O "pita" escolheu a boulderística "Picos pardos" 8b para provar enquanto eu escolhia a inevitável da lista, "Fish eye" 8c.

 
  Video com a Nina Caprez encadenando "Fish eye 8c" em Oliana.

Acabei saindo da sequência de 8bs que queria manter para buscar algo mais fora do meu limite, a via acabou sendo a escolha perfeita. Digo perfeita, pois é a mescla de todos os estilos dos projetos mais duros que encadenei até hoje. Mister Bill, Massa crítica, Vaca louca e transamazônica sem fim. A via parece uma somatória de todas...

Para melhor entender eu diria uma primeira parte de movimentos longos em um negativo expressivo de boas agarras com pequenos "cruxs" mais uma saída do "desplome" que custa dando no total algo em torno de 8b+ e um final de placa que deve ser um 7c? 7c+? Isso na sequência, somando com um passo "cabron" no final de bidedos e regletes.
Essa é onze filho!!! Dei vários pegues nos três dias e as duas vias não saíram. Foram vários aprendizados, novos betas e métodos sacados que serão aplicados em outra investida.

 O especial dessa vez foi estar todos os dias cercados por vários escaladores de ponta de vários cantos do mundo. Os “melhores” da Espanha, Itália, Estados Unidos e República Checa.  Cris Sharma e Adam Ondra tiravam as atenções quando o assunto era La dura dura. A falésia parava...
Via "inumana" aberta pelo Cris é hoje uma das vias mais difíceis do mundo. Dessa vez Cris não se dava muito bem enquanto Adam passeava na primeira parte e fazia muito bem a segunda, mas até então sem sucesso. Nos últimos dias os Italianos Gabri Moroni e Silvio Reffo quebraram tudo com "Joe Blau" 8c+ e primeiro flash da "Mind Control" 8c+, sem falar nos 8cs. Joe Kinder também encadenou sua criação, foi irado ver a felicidade dele ao baixar da via... Vlw Joe!!! 
Passaram-se os dias, fim de grana, fim de força, voltei a Siurana. Ao chegar a notícia do Encadene místico... Adam fez a via!!! Esse assunto é algo impossível de descrever, mesmo não presenciando o encadene ver os pegues que ele dava na via me fizeram crescer como escalador mais uma vez. Coisas desse tipo são como “pacotes” encontrados, “checkpoints” conquistados...
Me lembrei quando vi  pela primeira vez o “King Lines”, aquele vídeo naquele momento mudava a minha escalada...As “chaves certas” nos “momentos certos”, e o climb, naturalmente se transforma.
Já em Siurana depois de alguns dias recebo a notícia que Pita tinha mandado seu projeto.
Boa Pita!!!

Mais um pouco sobre Luis Cláudio "Pita".
Ele é um dos maiores equipadores de esportiva e alta montanha do Brasil, nascido no Rio de janeiro fez parte de todo o começo da escalada esportiva no Brasil passando por diversas fases do longo processo de evolução. Foi testemunha de fatos como abertura das primeiras vias difíceis e fez algumas das primeiras ascensões na sua época. Agora busca em outra fase de vida evoluir e participar do cenário mais importante do mundo abrindo e desenvolvendo setores.


Novatinho e Pita trocando betas...
 Pita começou por volta de 1987, com a bandinha do Humaitá, Hillo, Leonardo Moura, Ramom. Naquela época o grande barato era subir ate o cume para simplesmente contemplar a vista, "_queríamos saber oque havia ali"... _"O que chamava a atenção eram os materiais de escalada com os coloridos exuberantes, as vistas incríveis do Rio de janeiro"...

Pita escalando "Marroncita"8b.
Depois de todo o tempo no Brasil abrindo vias e escalando os mais variados estilos ele agora busca a grande qualidade e infinita rocha de calcário espalhada por todo "sul" da Europa, França e Espanha. Conversando com ele pergunto quais os cinco melhores lugares que já escalou e as cinco melhores vias dos respectivos lugares, seguramente vias a serem provadas.
1- Rodellar ,"Sirius" - projeto 8c?
2- Oliana,"Picos pardos" 8b
3- Siurana,"zona 0" 8b
4- Terradets,"El latido Del miedo" 8a
5- Kalymnos,"super Priapos" 8a+
Voltando ao assunto base, são muitas escolas, muitos setores, muita escalada. Certamente para conhecer de fato, evoluir, chegar perto do nível mundial o melhor é poder participar disso tudo por mais algum tempo. A dúvida entre ficar ou voltar parece desaparecer e para realizar tal sonho preciso de somente uma atitude, perder mais uma vez o vôo de volta...

Boas escaladas...