sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O Mostro da Lagoa Negra

O Escalador carioca Thiago Antonelli acaba de fazer mais uma ascensão da via "Monstro da Lagoa Negra" 8a (fr) ou 9c (br), localizada na falésia do Platô da Lagoa que fica no Parque da Catacumba de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. Responsável pela primeira repetição da via "Brain Lock" em 2004, via situada na mesma falésia e também cotada em 8a (fr), Thiago volta a cena da escalada esportiva nacional depois de longa temporada de 3 anos residindo na Suécia.


Para quem não sabe o Platô da Lagoa já foi palco de grande polêmica e é composto em sua maioria por vias que tiveram agarras cavadas por franceses, estes os primeiros conquistadores, além de sediar, na época, uma inédita competição em rocha.

Conquistada pelos escaladores Luiz Cláudio "Ralf" Cortes e Marcelo Braga, o "Monstro da Lagoa Negra" ficou mais de uma década como projeto, tendo sua primeira ascensão feita pelo escalador Daniel Hans "Coçada" em 2003. Vale ressaltar o fato da via ser uma das únicas da falésia que não constam agarras cavadas.

A via se define em aproximados 10 metros de altura com um crux bem definido e boulderístico exatamente no meio. Foi proposta de 8a+ (fr) ou 10a (br), porém logo confirmado como 8a (fr) ou 9c (br) pelas últimas ascensões. Até onde se sabe, a ascensão mais rápida foi feita pelo escalador brasiliense Pedro Raphael na 3ª tentativa.


Thiago Antoneli na via "Monstro da Lagoa Negra"


Fonte: www.viacrux.net


Por Bernardo Biê