sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Nova via na Barrinha-RJ

Ano novo, via nova!

Começamos o ano diante de muito calor, umidade alta e chuva, típico do verão carioca, apesar de parecer condições desfavoráveis para a pratica da escalada em rocha, outras atividades nos matêm na preda.

Na última postagem feita a pouco mais de um mês, o escalador Lucas "Jah" Marques relatava sua participação na conquista de uma via na Pedra do Sino, Parque Nacional da Serra dos Orgãos-RJ.

Coincidência ou não, esse post trás também relatos de uma nova conquista, mas dessa vez em outra escala. Longe das montanhas os loucos de preda têm investido em algumas conquistas em falésias e psicoblocs ao redor da cidade. O negócio e não ficar parado!

Depois de ser convidado pelo escalador Bernardo Cruz, o "Nado", para ajudá-lo a concluir a empreitada iniciada a quase 10 anos na falésia da Barrinha, não tive dúvidas que seria algo significativo. Como a falésia não dispõe de tantas alternativas para novas linhas achei surpreendente o fato de ainda ter uma via inacabada.


Bernardo "Biê" equipando a via "Loucos de Preda", Barrinha-RJ

Eu, "Nado" e Felipe Dallorto do Centro de Escalada de Jacarepaguá (www.escaladajpa.com.br) concluímos as 10 proteções que se segue nos aproximados 20 metros de parede ainda na parte da manhã, sobrando tempo suficiente para desvendar toda movimentação da linha e ainda fazer uma tentativa.


Bernardo "Biê" visualizando os movimentos da via "Loucos de Preda", Barrinha-RJ

A nova via começa do lado direito da via "Chapa Quente, 10a" e foi batizada pelo "Nado" em homenagem a toda movimentação de energia e união do grupo de escaladores que se formou aqui no RJ, com o nome de "Loucos de Preda".


Bernardo "Biê" instalando proteção fixa na via "Loucos de Preda", Barrinha-RJ

Sua linha segue totalmente independente. Diferente do estilo de escalada da falésia, a linha da via segue por um ângulo negativo e constante que exige uma mistura de força, explosão e resistência. Apesar de não ter agarras tão pequenas quanto outras vias do local, os descansos e algumas movimentações não contam com muitas opções de agarras de pés, além de um bote alucicrazy em que o escalador fica apenas por uma das mãos pendurado sobre o vazio.


Bernardo "Biê" instalando proteção fixa na via "Loucos de Preda", Barrinha-RJ

Depois de limpar as agarras, isolar (ensaiar) os movimentos e colocar algumas agarras quebradiças para baixo "Nado" por pouco não conseguiu a primeira ascensão da via em sua primeira tentativa, caindo no último lance difícil. Quanto a dificuldade da via, o escalador sugeriu que pudesse estar entorno do 9º grau. Fato que se consolidou após ter conseguido a primeira ascensão no domingo seguinte, propondo um nível de dificuldade graduado em 9a (br).


Bernardo "Biê" instalando proteção fixa na via "Loucos de Preda", Barrinha-RJ

Em breve será postado vídeo da via sendo escalada pelo "Nado".

Fica ai mais uma pra comunidade escaladora e mais uma opção de via clássica na Barrinha.

Agradeço ao Felipe Dallorto a companhia e a força na empreitada, e ao "Nado" pelo convite de participar dessa inusitada conquista.


Por Bernardo Biê

fotos: Felipe Dallorto