terça-feira, 6 de outubro de 2009

O melhor destino para o feriado

Com a proximidade do feriado de Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de Outubro, data que também é comemorado o dia das crianças, surge a oportunidade de mais uma trip para subir as preda tudo. E o destino não poderia ser melhor, a meca da escalada esportiva nacional contemporânea, Serra do Cipó. Com um número aproximado de 100 vias, o local não para de crescer e evoluir. Devido a intensa investida de escaladores da região, o pico tem sido desenvolvido e novos setores estão surgindo com muitos projetos entre os quais alguns se destacam pela dificuldade enquanto outros pela beleza de movimentação e características das agarras. Tem para todos os gostos e níveis de dificuldade, sendo um dos melhores lugares para iniciantes praticarem e para os mais avançados se divertirem. O tipo de rocha também é um fator que colabora para o alto nível de escalada da região, sendo de formação de calcário com agarras macias e nada abrasivas proporciona a prática intensa sem que a pele das mãos sejam danificadas, assim, é possível escalar por dias sem que haja a necessidade de descanso prolongado devido a falta de pele nos dedos, algo muito comum em lugares onde o tipo de pedra é mais abrasivo, como em gnaisse (granito) por exemplo.
A Serra do Cipó é um lugar muito aconchegante que dispõe de muitas opções, não só de vias de escaladas, mas também de passeios, trilhas, cachoeiras e afins. Apesar de pequena, a cidade conta com uma rede de hospedagem diversificada. Muitas pousadas, campings, abrigos, casa para alugar em temporadas são alguns dos locais onde se garante uma boa noite de sono, dentre os quais se destacam o concorrido Abrigo Cipó e o "roots rock reggae" QG (quartel general) do Fei e do Magrão.

Com grande entusiasmo, uma comitiva de escaladores do Rio de Janeiro está se preparando para desfrutar desse incrível lugar e de suas verdadeiras obras de arte, além é claro, de muitos outros escaladores de diversos lugares do Brasil e do mundo. Não diferente, os loucos de preda também estarão lá registrando mais uma data festiva de confraternização e intercâmbio entre escaladores, além de muitas ascensões.

Em breve será postado matéria com a última visita que os Loucos de Preda fizeram a essa maravilha da natureza, que é a Serra do Cipó, e na próxima semana um resumo de tudo que rolou nesse feriado do dia 12 de Outubro.



Por Bernardo Biê