sábado, 23 de janeiro de 2010

O que é escalar afinal?

Essa é uma pergunta fácil de responder. Depende. Talvez nem tão fácil assim. Bom, poderia dizer que é no mínimo relativo ou até mesmo subjetivo, por que não?

Li uma vez que escalar é transpor limites, que a "graça" de escalar está simplesmente no fato de transpor seus limites. Bom, pensei: que seria esse "transpor" limites e onde estaria a verdadeira graça disso?

Logo, humildemente conclui que na minha concepção essa definição não condiz com a escalada em si, mas sim da busca pelo auto-conhecimento ou apenas pela desesperada forma como encaramos nossas limitações e como a maneira que interagimos com isso nos torna diferentes um dos outros trazendo inúmeras resposta para a pergunta: o que é escalar afinal?

Muitos buscam a escalada com diferentes intuitos, diferentes objetivos, e acabam encontrando (muitas vezes) algo bem além daquilo que inicialmente pensavam que fossem encontrar, mas a maioria não realiza tudo aquilo que essa atividade pode proporcionar.

Tento sempre evitar em falar ou dar ênfase aos tão cobiçados "números". Aqueles com que muitos se preocupam ou se baseiam, que eventualmente separam os ditos "mortais" daqueles que ilustram as capas de revistas pelo mundo a fora e que fazem brilhar os olhos alheios, que trazem a tão almejada "satisfação" ou a amarga "frustração". Sim, acredito que os números são importantes como parâmetro, mas nada além disso.

Sei que assim como muitas outras ciências, a escalada (seja ela qual for a modalidade) nos proporciona algo maior do que "graça", algo maior do que "números", algo muito maior do que satisfação, ouso até dizer, algo maior do que o conhecimento dos próprios limites e a superação desses. Por esses pontos de vista apenas consigo enxergar a escalada sendo colocada como "fim" onde na verdade ela está mais como o "meio". Sim o meio para se alcançar tudo isso, mas não apenas isso.

Muitas pessoas perguntam o porque inúmeros escaladores perdem suas vidas para alcançar o cume de uma montanha sinuosa e muitos dos que perguntam acham estupidez. Não há uma só resposta para essa pergunta, pois a escalada pode se apresentar de diversas maneiras para diferentes pessoas e mesmo assim, lá, no íntimo de cada um, seja ele praticante de qualquer modalidade (boulder, falésia, parede, big wall, alpino, solo etc) existe uma verdadeira resposta que vai além do nosso entendimento racional.

Não me vejo como exemplo ou alguém experiente o bastante para responder essa pergunta definitivamente, mas o pouco de contato que tive até hoje com essa atividade me proporcionou muitas frustrações, satisfações, ilusões e desilusões, me ensinou muito sobre quem eu sou e o que busco, me levou do céu ao inferno, muitas vezes sutilmente, mas maior do que isso foram as realizações. Muito foi iniciado a partir da pratica da escalada e ainda sim o conceito e a definição de "escalar", pelo menos para mim, não se resume ao ato de subir a pedra, porque não foi isso que descobri ser capaz de fazer ou de realizar. Pode parecer misticismo exatamente porque em essência é algo místico.

Ser atual e estar sempre revendo seus conceitos a partir de suas próprias realizações, e é ai que entra a escalada.

O que é escalar afinal, senão viver, aqui agora, cada momento, cada passada, cada respiração!

Como diria um amigo meu: "Choro fi, a vida é sincera!"

Sem maiores pretensões.

Boa escalada a todos



Por Bernardo Biê