quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Episódio 10 ¨Montanhistas¨ - Dedo de Deus 100 anos

No episódio 10 do programa montanhistas comemoramos os 100 anos do montanhismo brasileiro escalando a montanha símbolo nacional, o Dedo de Deus.

A via escolhida não poderia ser mais significativa, subimos pela clássica Maria Cebola uma das mais frequentadas da montanha. Uma via que mescla caminhada, escalada em agarras e chaminés, sendo o acesso mais simples e direto ao cume. Realmente mais uma aventura do que qualquer outra coisa, dando idéia do estilo de escalar de outra era onde a mentalidade, os equipamentos e técnicas se diferenciavam muito dos dias atuais – fato que me inspira muito quando me proponho a repetir uma via como essa. Durante a escalada sempre penso nos escaladores de antigamente com suas cordas de cisal amarradas na cintura, subindo em galhos trazidos do chão para auxiliar nos lances mais técnicos, e todas as histórias de aventuras que surgiam dessas empreitadas consideradas heróicas, como foi a conquista do Dedo de Deus. É inevitável a comparação com o contexto do montanhismo atual. Hoje em dia as facilidades que o desenvolvimento do esporte oferece torna uma escalada como essa não tão heróica como outrora, mas isso é mais uma razão que me motiva.


Bernardo Biê e Hugo Langel no cume do Dedo de Deus - foto: Seblen Mantovani/Divulgação Canal Off

A aventura começa na rodovia que liga a cidade de Teresópolis ao Rio de Janeiro. É de lá que sai a trilha íngreme que dura aproximadamente 40 minutos até a base dos cabos de aço que caracterizam o início da escalada - pelo menos assim considero, já que é aconselhável o uso de equipamentos de segurança nesse trecho, podendo ser altamente arriscado a negligência desse fato.


Conquistadores do Dedo de Deus - foto: site do ICMBIO

Depois de subir boa parte da montanha pelos cabos de aço, chegamos até o ponto onde começa a via Maria Cebola. Entre trechos de caminhada, escalada, subindo pelas raízes das árvores, passando por dentro de buracos, arrastando o corpo pelas chaminés e ziguezagueando de um platô ao outro, ganhamos altura rapidamente e quando percebemos o maravilhoso visual atrás da gente já nos damos conta de que estamos próximos ao cume.

Nos últimos metros de chaminé chegamos ao ponto final da escalada, um grande platô com uma escada de ferro que dá acesso ao topo. Subindo a escada chegamos ao ponto mais alto da montanha, o cume do Dedo de Deus e sua incrível vista panorâmica. Sem muito esforço encontramos a urna que abriga o livro de cume. Nessa ocasião especial a urna e o livro de cume estavam todos decorados em comemoração aos 100 anos da conquista do Dedo de Deus, com fotos da época e alguns dizeres dos conquistadores sobre essa escalada que simboliza o montanhismo no Brasil.

Aproveitei a vista que estava deslumbrante, degluti um delicioso lanche vegetariano comemorando o final de mais uma escalada juntos. Assinei o livro de cume em nome de toda a equipe responsável pela produção do programa – os que escalam e, principalmente, os que não escalam (produtores, editores, finalizadores etc) - e começamos a organizar a descida.

Outra parte dessa aventura que fizemos questão de comentar foi o rapel, que contorna a montanha até voltar a trilha de cabo de aços pela qual subimos. Depois de descer a trilha em alta velocidade chegamos ao ponto onde tudo começou, prontos para a próxima aventura.

http://canaloff.globo.com/programas/montanhistas/videos/2149353.html

Por Bernardo Biê

domingo, 14 de outubro de 2012

Loucos de Preda no Esporte Espetacular

Foi no começo de maio que rolou a gravação do "Esporte Espetacular Psicobloc" a convite do nosso amigo e companheiro de escalada Felipe Dallorto. O intuito do programa foi mostrar um pouco do psicobloc já conquistado e projetos das Ilhas "Tijuca" e "Pontuda"; localizadas na costa do Rio de Janeiro. Fomos primeiro tentar os "projetos" na ilha voltada para o oceano e já de cara nos surpreendemos pela dificuldade e exposição das vias (fator de queda arriscado por pedras na linha da via). Depois seguimos para a "tijuca", que com sua pequena "baía" proteje e ofereçe condições clássicas para o psicobloc. Foi especial poder participar do programa e juntos tentar os tão famosos projetos da "Pontuda" que até então estavam apenas em nossas imaginações...Foi incrível !!!

http://globotv.globo.com/rede-globo/esporte-espetacular/v/vai-encarar-cris-dias-enfrenta-os-desafios-do-psicobloc/2188885/