sexta-feira, 27 de maio de 2011

Gallotti "em Livre" - Rio de Janeiro


Quando se chega na Urca - RJ, e você no caso é escalador, a primeira coisa que chama mais a atenção é o "Totem" apoiado no grande Pão de Açúcar. É uma visão incrível todo aquele volume de pedra em forma de totem... e apoiado... na junção se formam duas chaminés, a STOP e GALLOTTI. Uma melhor que a outra, escalada da mais diferente e totalmente selvagem... no coração do Rio de Janeiro. A via não é difícil, é um 5 com 6... porém de uma diversidade incrível em movimentos e planos... as chaminés trazem conforto de exposição tornando a via totalmente acessível para quem gosta do estilo.



Croqui da via:

Além das características citadas acima existiram outros motivos de compartilhar isso com a comunidade. É surreal como o Rio de Janeiro é dinâmico... muitos extremos...Ter também a oportunidade de divulgar o trabalho feito com grande atenção, respeito...a história clássica da via...Foram vários motivos...






"Solar é algo muito natural para o ser-humano, é um desejo coletivo dentro da comunidade da escalada... da mente do escalador... se você escala, um dia já pensou nisso... com certeza..."





































































Realmente é uma das melhores vias que já escalei... sempre a última é a melhor...rsrs. E também particularmente gosto muito desse estilo "aventura" de escalada, acho que é por isso que procuro tanto... Vias fáceis que são extremamente prazerosas de escalar...apenas a fluidez importa...


Gostaria de agradecer as pessoas que confiaram no projeto e se disponibilizaram com toda a atenção. Bie, Daniel , Hillo , Juba e Inácio... e todos aqueles que também estavam la com a vibração e pensamento... Gratidão!!!



Iremos apresentar 2 videos no blog em breve.


Confira também no SPORTV - 'ZONA DE IMPACTO"



Grande Abraços a todos e Boas escaladas!!!!!!Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!






Lucas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

André "Godoffe" encadena a via "Vaca Louca" 10b (br), na Barrinha-RJ

A temporada já começa prometendo, em um dia de condições perfeitas no Rio de Janeiro a falésia da Barrinha foi palco de alegria para o escalador louco de preda carioca André "Godoffe" Martins, que conseguiu a ascensão da via "Vaca Louca".

Na plenitude de seus 46 anos, Godoffe, como é conhecido, continua quebrando barreiras e mostrando que não há limites para quem está focado no seu objetivo. Com uma rotina de treino disciplinada e motivação a mil, o escalador mostra que está em plena forma física evoluindo notavelmente na escalada esportiva nos últimos meses. Recentemente, em viagem pelo calcário mineiro da Serra do Cipó-MG, o escalador conseguiu ainda a ascensão de uma das vias esportivas mais clássicas do pais, a "Heróis da Resistência", 9c (br).

André "Godoffe" na via "Vaca Louca", 10b(br) - Barrinha, RJ

Conquistada por Luis Cláudio "Pita", a via "Vaca Louca" de aproximadamente 27 metros de pura continuidade, foi o primeiro 10b (br) encadenado flash (na primeira tentativa) no Brasil pelo gaúcho Guilherme “Guili” Zavaschi. Com movimentos de média e alta intensidade, intercalados por descansos não tão bons a via exige do escalador uma mistura de resistência e continuidade podendo derrubar até nas últimas agarras.

Em rápida conversa, Godoffe nos conta como foi a preparação e descreve o momento da cadena.

"Eu vinha perseguindo esse objetivo há muito tempo. Depois da cadena do Crux com Filezão, alegada como décimo grau, eu queria fazer uma via de décimo grau sólido e acabei escolhendo O Vaca Louca, devido as características da via.
Eu fui ganhando resistência ao longo do processo, o que propiciou cadenas de outras vias como o “Migalhas Indecentes” – 9c(BR), encadenado no segundo semestre do ano passado e repetida no inicio deste ano e do já citado “Hérois da Resistência”, onde realmente acabei achando fácil. Isso porque os descansos do Vaca são muito ruins. Uma vez acostumado aos descansos do Vaca, o descanso do Heróis permite uma recuperação total. Aí, bastou acertar o tridedo e a cadena do Heróis saiu.


André "Godoffe" na via "Filezão", 9c(br) - Barrinha, RJ

Quanto a preparação, eu me dediquei realmente foi na escalada em rocha, e todas as vezes que estagnei na via eu fui buscar em outros lugares; como Primatas e Floresta no Rio e o Cipó em MG; força e motivação para continuar buscando a evolução. Eu sempre procuro variar os locais de escalada e também os estilos de escalada freqüentando as grandes paredes. Isso mantém o psicológico em dia e torna a escalada extremamente prazerosa.

É fundamental lembrar que a cadena deve ser a conseqüência de um processo e não apenas a finalidade, evitando me cobrar por resultados. As outras atividades (ciclismo, natação, corrida e musculação) servem para eu desgastar minha energia durante os períodos de tempo ruim, quando estou me recuperando de lesões, descanso ativo e também para manter minha motivação em dia, já que estou sempre tentando exceder meu limites pessoais.
Já me apelidaram de “Metabolismo Acelerado”!

O dia 22 de maio de 2011 foi realmente fantástico. Começou um lindo dia, claro, fresco e bem seco. Cheguei cedo com Adriana Moura e estava vazio. Aqueci encadenando o “Filé com Certeza” – 9a(BR) sacando as costuras. A rocha estava perfeita. Botei meu casaco enquanto dava segurança pra Adriana pra manter o aquecimento e entrar na via na condição ideal. Não chegou ninguém. Eu entrei na via e resolvi usar uma forma de motivação um tanto bizarra.

André "Godoffe" na via "Heróis da Resistência", 9c(br) - Serra do Cipó, MG

Tendo passado nos dias anteriores por um problema de ordem pessoal que me deixou particularmente enfurecido, resolvi usar o sentimento negativo de uma forma positiva! No último descanso, olhando para sequência final, mentalizei colocar toda a minha raiva pra fora esmagando as agarras imaginando apertar a garganta da pessoa que me enfurecera. Nunca pensei que pudesse funcionar tanto. Fui fazendo os movimentos e a imagem sumiu da minha mente mas a raiva continou fluindo através dos meus músculos e ... encadenei! Soltei o grito contido na garganta. Felicidade plena! Pra completar entrei no “Filezão” - 9c(BR) sacando as costuras e encadenei também. A corda só serviu pra descer! "


Parabéns Godoffe pela conquista e por ser um ótimo exemplo de disciplina, motivação e superação para todos. Pode ter certeza que é muito motivante ver sua evolução, não só como escalador mas principalmente como pessoa.

E que venga la motivacion!!!!

Por Bernardo Biê

fotos: arquivo pessoal André "Godoffe"