quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Alerta aos escaladores da Serra do Cipó


Aviso publicado no blog do Abrigo Cipó e que serve de alerta a todos os escaladores que pretendem escalar no setor do grupo 3 (G3).

"Atenção aos escaladores que pretendem escalar na Sala de Justiça !!! A via Inquilinos, 9a, está com um ninho de gavião na famosa "bruxa"... Vamos respeitar a reprodução dessa ave e deixar a via "de molho" até que o processo de reprodução se finalize. Lembramos que se for escalar as outras vias seria interessante não fazer muito barulho por lá!!!"
A natureza agradece !!!

Apoiamos o pedido e respeitamos a natureza, que nesse caso, é quem mais precisa de nosso respeito e ajuda.

Todos contam com a compreensão dos escaladores que pretendem visitar a região e têm a oportunidade de demonstrar a verdadeira consciência ecológica que tanto nos empenhamos (nós montanhistas) em disseminar.

Agradecemos também o trabalho de divulga
ção de fatos como esses!

Por Bernardo Biê

Fonte e foto: abrigocipo.blogspot.com




segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Diário de um escalador #1

Alguns curtos relatos sobre alguns dias de escaladas não registrados mecanicamente, mas devidamente impressos nas memórias de um escalador.

Nesse último fim de semana passamos mais uma vez na região do Parque Estadual dos Três Picos, mais conhecido como Salinas. Como a temporada desse ano têm sido propícia e satisfatória em relação as condições climáticas, aproveitamos para escalar ao máximo as grandes paredes da abençoada região serrana do Estado.

Chegamos na sexta a noite e já no sábado pela manhã escalamos a clássica via "Face Leste" no Pico Maior. Fomos em duas duplas - a maior parte da via em simultâneo - eu e Guilherme Moura, Daniel Fen e Hillo Santana. Em pouco menos de 3 horas alcançamos o cume e em mais 2 horas estávamos no chão. Um bom dia de escalada, clima perfeito e bastante gente escalando as montanhas.

No domingo levamos dois novos amigos para suas primeiras experiências nas montanhas, o primeiro contato com a pedra e a atmosfera da escalada. Escalamos a via "Sergio Jacob" no Capacete e os novos escaladores puderam sentir uma prévia do que os aguardam daqui pra frente. Enquanto isso, o trio formado pelos escaladores Hillo Santana, Daniel Fen e Guilherme Moura faziam a ascensão da via "Sólidas Ilusões", também no Capacete, descrevendo como uma das melhores escaladas que fizeram.

Retornamos para a cidade satisfeitos e com a certeza de que, pelo menos, a vontade de voltar deixarão nossas mentes conectadas com as montanhas tempo suficiente...até a próxima trip.

Por Bernardo Biê