sábado, 19 de fevereiro de 2011

Novas Velhas de 2010/2011

Com tantas vias e cadenas redpoint rolando ficou o gostinho de ver algo escalado ao estilo àvista...Naturalmente lembramos da visita de nosso amigo Vini todero ao Rio de Janeiro em Dezembro de 2010.
Foi uma semana de grandes aprendizados, tivemos a oportunidade de presenciar as cadenas flash da Filezão 8a(fr) 9c(br) na barrinha e Barra Pesada (8a+) 10a(br) , e um quase àvista da famosa Migalhas indecentes 8a(fr) 9c(br) localizada no campo escola 2000.
Vini seguiu por quase toda a via sem cometer erros e caiu chegando nas últimas agarras da via...Segue video editado e encadenado de 2a tentativa.

Vini Todero eskla Migalhas 8a(fr) 9c(br) - Campo escola 2000 from Lucas Marques on Vimeo.

Foi um show a parte para quem estava presente... Mais uma vez, escaladores do sul mostram o quanto tem na veia a escalada forte e tecnica aliada a sabedoria da navegacao em rocha. Valew Vini!!! Abracos a todos do sul...

Saindo do forno teremos na próxima edição o video do Felipe Camargo (http://www.felipecamargo.com/) encadenando a incrível "Sinairo" 8b+ (fr) 10c(br) localizada na gruta de passa20 e na sequência imagens da 1a edição REDBULL Psicobloc na qual o louco de preda Lucas "Jah" foi convidado para participar em companhia com Felipe Camargo, Cesar Grosso , Janine Cardoso, Ralf Cortez e Felipe Dallorto com a participação especial de 2 irmãos que dão o que falar... Iker POU e Eneko POU... O cenario perfeito, Paraíso do Talhado...Não percam em breve no loucosdepreda...

Por Lucas Marques

Vídeo: Loucosdepreda e Action Brasil

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Passa Vinte 2011 - Primeira Ascensão - SINAIRO

Nesse último final de semana estivemos eu e Lucas "Jah" na promissora Gruta de Passa Vinte, depois de quase 2 anos desde a primeira visita. Muita coisa mudou na Gruta, mas a principal mudança foi a evolução da galera local. Não só em relação a força e ao desempenho na movimentação dos escaladores, mas também na visualização das incríveis linhas das vias.

O potencial do local por si só já é muito motivante, lá nitidamente se encontra o próximo passo da evolução na escalada esportiva nacional, o que motiva ainda mais na preparação para as vias já existentes.

Passamos 5 dias internados na Gruta, dos quais 3 na companhia dos escaladores Juliano Magalhães e Felipe Camargo. Pudemos assistir e registrar de camarote a primeira ascensão da via "Sinairo" por Felipinho, que cotou a via em 8b+/8c (fr) podendo alcançar o patamar do 9° grau francês, o que seria equivalente ao 11c na escala brasileira de graduação, com a nova extensão da via. Também contribuímos na continuação da conquista de 3 vias, uma delas sendo a primeira via a alcançar o topo da falésia.

Detalhes da trip, fotos e vídeos das conquistas e escaladas realizadas nesses 5 dias serão publicados ainda nessa semana aqui no loucos de preda.

Aproveitando para agradecer aos escaladores de Resende e região pelo excelente trabalho de manutenção e conquista das vias na gruta, e pela participação no desenvolvimento da evolução na escalada no Brasil. Além da hospitalidade e fraternidade com que todos sempre nos recebe.

Por Bernado Biê