sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Escalada no Irmão Maior do Leblon - Vias Baden Powell e Patrick White

Recentemente tive a oportunidade de repetir a via "Baden Powell", localizada no Irmão Maior. Como o nome já diz, é a maior pedra entre os Dois Irmãos do Leblon. Fomos em duas duplas escalar os 300 metros de parede de uma das mais gostosas escaladas da região. Com dificuldade moderada e movimentação diversificada, a via "Baden Powell" - na minha opnião - está entre as escaladas cinco estrelas da cidade.

Fábio Carneiro na via "Baden Powell" - foto: Luiz Armando.

Depois de muito passar por essa montanha, sempre alimentando a vontade de escalar aquela bela face vertical que fica virada para o bairro da Rocinha, finalmente tornou-se possível com a pacificação do local e lá estávamos caminhando em direção a realização de mais essa escalada.

Um dos grampos originais da conquista de 1960.

Tivemos muitos momentos de pura contemplação durante a escalada, o dia estava perfeito com o clima ameno e o sol radiante. A vibração da equipe era contagiante, todos estavam completamente tomados pela beleza e plasticidade da via.
Luiz Armando "Izlu" na via "Baden Powell" - foto: Fábio Carneiro.

Depois de alguns imprevistos na trilha e uma baixa na equipe (um dos escaladores teve um problema muscular e foi obrigado a descer ainda na trilha de aproximação), concluímos a escalada com êxito total, alcançando o cume depois de 4 horas de escalada.

Luiz Armando "Izlu" na via "Baden Powell" - foto: Fábio Carneiro.

Dedicamos essa escalada ao nosso amigo Guilherme "Grilo" que teve um contratempo ainda na base da trilha e teve que adiar sua escalada nessa parede. 
 

Na foto acima as duas duplas no cume do Irmão Maior do Leblon. Da esqueda para a direita: Fábio Gollum, Bernardo Biê, Luiz Armando "Izlu" e Fábio Carneiro.

Escalada na via "Patrick White" no Irmão Maior do Leblon.

Depois de descansar um dia, voltamos em seguida para escalar a via mais desejada dessa montanha: "Patrick White" e seus lindos diedros. Essa é uma via que ficou muito tempo sem repetições devido a criminalidade nos arredores do bairro da Rocinha e no Morro do Vidigal, onde se dá respectivamente o acesso e a decida da via.

Fábio "Gollum" na Fissura Fócrates na via "Patrick White" - foto: Fábio Carneiro.

Combinamos os mesmos escaladores que estiveram na via "Baden Powell", mas dessa vez bem cedo. Como estávamos todos ansiosos para escalar essa mística parede, por uma via exigente e desconhecida por nós, começamos a caminhada ainda sem a luz do dia e em pouco mais de 40 minutos chegamos na base.

 
Bernardo Biê no fim da Fissura do pesadelo na via "Patrick White" - foto: Luiz Armando "Islu".

Lá pudemos vislumbrar aquilo que consideramos ser uma das mais belas vias de escalada do Rio de Janeiro, sendo um diedro saindo do chão e serpentenado por toda a parede até os olhos perderem de vista. Confesso que fiquei emocionado de ver aquilo no quintal de casa, a euforia tomava conta dos quartro escaladores que mais pareciam crianças diante da montanha russa de um parque de diversões. Como sabiamos que não seria brincadeira, começamos a separar os equipamentos e conversar sobre a logística da escalda.

Bernardo Biê no final da Fissura do pesadelo na via "Patrick White" - foto: Luiz Armando "Islu".

Fominha assumido, resolvi guiar todas as enfiadas e por isso preferi fechar a cordada com aquele que não se importasse em participar durante toda a escalda. Logo fechamos as duplas com Fábio "Gollum" e Luiz Armando "Islu" seguindo na dianteira, enquanto eu e Fábio Carneiro seguimos na cordada de baixo.

Fábio Carneiro e Bernardo Biê na base da Fissura 2001 da via "Patrick White" - foto: Luiz Armando "Islu".

Fábio "Gollum" acabou guiando todas as enfiadas da dupla de cima e mesmo estando afastado da escalada em parede, se destacou pela sagacidade pegando a dianteira forte nas guiadas. Destemido e audaz seguiu motivando todos nós que a cada lance torcíamos pelo seu sucesso com gritos de incentivo que lembravam muito o clima da escalada esportiva.

Fábio "Gollum" na Fissura 2001 da via "Patrick White" - foto: Luiz Armando "Islu".

Seguimos num ritmo cruzeiro, nem rápido nem devagar, curtindo o visual e as passadas sensacionais que a via nos presenteva a todo momento. Exigente em muitos lances expostos, em que além de distante os grampos também estavam em péssimas condições, a via segue por uma linha incrivelmente estética e ao mesmo tempo atlética, onde deve-se estar escalando bem em oposição na maioria das vezes com uma pitada de coragem para temperar o caldo
                                                                                                                                                                   
Direita: Bernardo Biê e Fábio Carneiro - Esquerda: Bernardo Biê e Luiz Armando "Islu".

No meio do dia já estávamos na última enfiada da via com o sol a pino, muito atípico nessa época do ano, mas felizes da vida por concluir essa escalada fantástica.

Bernardo Biê no final da Fissura 3 em 1 na via "Patrick White" - foto: Luiz Armando "Islu".

Essa é uma via muito indicada, uma das 5 melhores da cidade. Vale ressaltar que precisa ser regrampeada em alguns pontos e suas paradas duplicadas. Algumas peças móveis são fundamentais sendo pouco possível fazer sem esse tipo de equipamento.

Por Bernardo Biê