quarta-feira, 31 de agosto de 2011

"Locos" in Rio

Continuando nas esportivas, nessa quarta-feira estivemos na falésia do "Campo Escola 2000", no Rio de Janeiro para concluir uma pendência. Guilherme "Grilo" conseguiu a ascensão da via "Frases Feitas" cotada em 9a (br), depois de deixar escapar a cadena tendo a última agarra nas mãos.

Encontramos com a ilustre presença dos escaladores cariocas, "Ralf" Cortês, Ana Alvarenga, Flávia dos Anjos, acompanhados dos escaladores espanhóis Iker e Eneko Pou.

De passagem rápida pelo Rio, os irmãos já deixaram sua marca encadenando em livre a famosa via "Atalho do Diabo", localizada na Face Sul do Corcovado e com enfiadas duríssimas de 9° (br) chegando a 10a (br). Para o feito, eles passaram uma noite dormindo no platô da 5 enfiada. Provavelmente ainda será publicado pelos irmãos relatos dessa ascensão com vídeos e fotos dessa empreitada.


Além disso, Iker ainda concluiu mais uma ascensão da via "Southern Confort", conhecida como a "Via do alemão", localizada na Urca e cotada em 10a (br). O escalador ainda entrou na extensão da via (1ª ascensão de "Ralf" Cortês) e estimou que ela pudesse alcançar o 11° (br).

No "Campo Escola 2000", Iker encadenou à vista a via "Bam Bam", graduada em 9a (br) e classificou-a como uma via dura. Depois ainda encadenou de flash a via "Migalhas Indecentes" 9c (br) muito sólido, enquanto Eneko na segunda tentativa caiu no último movimento. Eles ainda entraram na via "Epitáfio das Ilusões" 9c (br), mas não encadenaram.


Os irmãos ficaram impressionados com a qualidade da escalada no local e comentaram que as vias que provaram são realmente duras para o grau.

Para nós, que observávamos, pudemos realizar que não se tratam de super-heróis ou algo do tipo. É sempre bom ter a oportunidade de ver escaladores desse nível escalando as vias que você cresceu tentando e que fizeram parte da escalda esportiva nacional. De certa forma nos dá a impressão de que não está tão longe assim, que a escalada brasileira está num nível próximo a dos melhores escaladores do mundo, e que temos vias duras aqui...vias bem duras...yeah!

Fotos: Guilherme "Grilo" Taboada.

Por Biê, Grilo, e Thiaguin