quinta-feira, 5 de abril de 2012

Humildes pa casa

Alinhamento de planetas................................................................
Depois de imaginar o final da viagem com a "Humildes pa casa", tinha a certeza que algo poderia acontecer, por toda energia que rolava... Só não imaginava que fosse acontecer tão rápido e previa umas 2 semanas para poder com calma "encadenar" via.
Cheguei muito motivado, muito na vibração da liberdade. Estar em siurana por muito tempo estava difícil...Precisava ir em busca de algo novo, novas escaladas...Pensando muito no Brasil, minha família, meus amigos, meus projetos... Rjjj, Mg, Go!!!! Como pensar no Brasil agora me fortalece, sonhando acordado......... :)
........Que felicidade!!!
Desde Siurana já havia combinado de enconcontrar Ben e Jesus que estavam por lá a alguns dias, acabei ficando na van do Ben e compartindo experiências com ele. Ben, grande escalador de "esportiva e boulder" está aqui desde fevereiro e esteve por Margalef encadenando "Era Bella", Siurana provando "La Rambla" e agora tenta alguns projetos como "Escalatamasters" em Perles e "JoeBlau" em Oliana; que é uma variante da "El gran Blau" na qual se fez àvista...Ôleeee!!!
Ele escala muito e foi mais um dos grandes exemplos de humildade que tive aqui... Sharma também, para mim o melhor escalador do mundo e o que menos se percebe na falésia enquanto descansa. Sua personalidade tranquila e calma faz dele um exemplo como pessoa, escalando então nem se fala...Muriel da Bélgica,campeã mundial de 2002, "mákina" total... Jesus, guerreiro mor e fanático mor; parece ter parado no tempo...Que simplicidade essa galera!!!
Oliana é especial...A natureza aqui é fantástica...Os detalhes, os pequenos animais, os pequenos símbolos escondidos... Coisas que estão ao nosso redor e não percebemos...
"A vida é como uma espiral e não como uma linha reta. Passado e futuro se encontram em um infinito presente".
A espiral é a essência do mistério da vida. Assim como se centra, ela também
para, se encontra, se retorce e, então, desce e sobe novamente em graciosas
curvas. O tempo se retorce em torno de si mesmo, trazendo os ecos e vibrações
enquanto que os caminhos vivos da espiral passam próximos um do outro. A vida
corre por estradas sinuosas, os seres se encontram em determinados pontos de
suas caminhadas, se entrelaçam, se afastam, partem, retornam às origens. O ponto
de partida também é o ponto de chegada trazendo-nos a questão do retornar
sempre, reencontrar-se e se renovar.As espirais também circulam dentro
de nós, a energia circula em espiral, é onde a matéria e o espírito mais
perfeitamente se encontram, e o tempo, por ele mesmo, não existe. Os nativos
lembram as diversidades da vida e dos caminhos, e não compreendem o mundo de
forma linear, o seguir em frente em uma única direção como se a vida fosse uma
linha reta traçada entre um ponto de início e um de término. O destino é sempre
ir além. O grande desafio de todo ser, por natureza um guerreiro trilhando as
estradas das espirais da vida, é essa busca, é o retorno, é a partida, é
caminhar em círculos/ciclos assim como caminha a natureza, pois somos parte
dela. É fazer girar a roda do tempo, não nos prendendo em nenhum ponto em
específico porque, assim, podemos vislumbrar os mais diversos pontos que compõem
a espiral.
Cheguei dia 27 em Oliana e logo fui provar a via que se caracteriza por uma enorme chorreira, 50 metros que se dividem em 4 partes. A primeira parte uma entrada em agarras, uma segunda (crux) em uma coluna de pinças grandes e muito técnica no posicionamento de pés. Chegando ao meio um descanso, depois uma parte em uma coluna com muitos "entalamentos" de joelho mais uma seção de duas chorreiras em "tesoura e bicicletas"... Essa parte é incrível, mostrada com ênfase no "extra" do filme "Progression"... Surreal!!!!
Os entalamentos e movimentos sem muita técnica fazem um pouco mal ao corpo...
A via finaliza com uma chorreira média (pinça em bolas) com uma saída difícil em vertical, uma placa tombada fácil de isolar mas que na sequência custa.
Foram em média uns 6 pegues, sendo que demorei quase os 5 para entender a movimentação e sequência de mãos...Muito complicado para a memorização.
Os dias foram se passando e logo teria uma previsão de chuvas, sabia que não teria uma boa condição pois o final (saída) da via fica muito molhada... Dia 02/04 senti que era o último dia e não queria desperdiçar a oportunidade. No primeiro "pega" me sentia forte mas por estar muito nervoso me atrapalhei na sequência do crux, perdi os pés e gastei muito! Sempre, por mais que soubesse oque fazer, entrava no crux e fazia algo diferente... Como foi difícil para a memória
organizar a sequência perfeita...Foi o mais difícil de tudo porquê todas as agarras são quase iguais e os pés também...
Meio sem saber oque fazer entrei para "malhar" a via e saí subindo...Fluindo... Foi perfeito!!! No final uma "gana" para completar a parte difícil pulando a última cinta e pronto...
Naquele estilo quase sem luz, último pega!!!Missão completa!!!! hahahhaa...Surrealll....
Que viaa!!! Que Felicidadeeee!!!!!!!
Provavelmente essa foi uma das melhores encadenadas nessa trip....................
Fica como lembrança fotos retiradas do "google imagens" para mostrar um pouco a via já que não tive oportunidade de tirar fotos ou filmar.
Escalar em Oliana foi literalmente conquistar uma humildade em relação a minha escalada, escalar perto dos melhores do mundo me trouxe a sensação de não escalar nada... Sinto agora, mais do que nunca que devo me dedicar muito mais... Respeitar muito mais nossa tão admirada religião.........
"Tudo que o poder do mundo faz é feito em círculo. O ceú é redondo, e tenho ouvido que a terra é redonda como uma bola, e assim também o são as estrelas. O vento, em sua força máxima, rodopia. Os pássaros fazem seus ninhos em círculos, pois a religião deles é a mesma que a nossa. O sol nasce e desaparece em círculo em sua sucessão, e sempre retornam outra vez ao ponto de partida. A vida do homem é um círculo, que vai da infância até a infância, e assim acontece com
tudo que é movido pela força."
A espiral é a energia vital, é a energia em movimento, é a própria
jornada.
Boas escaladas e boas ondas!!!! :)
Lucas

------------------------------------------------------------
Texto (a espiral)
www.terramistica.com.br