terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mais repetições de vias extremas

Foi divulgado recentemente no blog do Abrigo Cipó a terceira ascensão da via "Cabra da Peste" cotada em 8c francês, 11a brasileiro.
Desta vez o polivalente escalador carioca, Eduardo "Barão", após aproximadamente 2 meses trabalhando a via conseguiu o feito, sendo portanto mais um brasileiro a escalar esse nível de dificuldade.

Jean Ouriques na via "Cabra da Peste" - Foto: Bruno Senna

A via foi conquistada pelo próprio com a ajuda do escalador mineiro Alexandre "Fei" e teve sua primeira e segunda ascensões feitas respectivamente pelos escaladores Felipe "Pikuira" e Jean Ouriques, âmbos sugeriram a mesma graduação para a via.
Com mais essa confirmação a "Cabra da Peste" passa a ser a primeira via nessa graduação com mais de uma ascensão e, portanto, com confirmações sobre o grau proposto.

Felipe "Pikuira" na via "Cabra da Peste" - Foto: Gustavo Baxter

Outras vias nesse nível foram abertas e encadenadas, porém ou foram decotadas ou aguardam repetições. Como é o caso das vias: "Massa Crítica" na Barrinha, "Central do Brasil" em Belchior, "Além da imaginação" também no Cipó, "A dor é o Poder" em Sete Lagoas, "Diciplina não ter, Jedai nunca será" na Gruta da Terceira Légua, dentre outras.

Vinícius "Vini" na via "Diciplina não ter Jedai nunca será" - Fonte: altamontanha.com

Ainda existem muitos projetos desse nível nas principais falésias do Brasil e escaladores de talento não faltam.

Pedro Raphael trabalhando seu novo projeto no Belchior, um possível onzimo grau - Fonte:Arquivo pessoal Pedro Raphael

Como aconteceu anteriormente na história da escalada esportiva nacional, com certeza mais notícias como essa serão divulgadas ao longo dessa temporada, escancarando a porta do onzimo grau no país e elevando o nível dos escaladores nacionais a patamares nunca antes imaginados.


Fontes e fotos: Abrigo Cipó, Felipe Camargo, Jean Ouriques, Pedro Raphael, Alta Montanha.


Por Bernardo Biê