terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Atualizando 2011

Muita coisa rolou no ano de 2010 e muita coisa promete rolar em 2011.

O ano começou com muitas notícias e fatos surpreendentes. Algumas pessoas que completaram suas missões e foram convocadas para outras, deixando importantes lições para os que ficam. Outras que tiveram importantes realizações, descobrindo o verdadeiro valor da vida.


Nesse vai vem, encontrava praticamente imerso na acolhedora cidade de São Bento do Sapucaí, SP. Sem quase comunicação com o mundo "exterior", buscava (de alguma forma, que não fosse descansando) tratar de uma lesão no ombro que me acompanha há algum tempo.

Guilherme Grilo na via "Bulls on Parede".

Quase sem atualização, o blog ficou praticamente parado pela falta de tempo, mas a galera não. Final do ano, muito calor, condições pouco propícias para escalar na cidade maravilhosa e surge o convite de alguns amigos para passar o natal e a virada em São Bento, como é conhecida.

Diante do clima instável, pouco pode ser feito em relação a escaladas de parede e o complexo do Baú, Bauzinho e Ana Chata não estavam tão atrativos para uma escalada segura. Chovendo bastante, poucas foram as opções para diversão. Muita gente optou por escalar esportivas, principalmente na Falésia dos Olhos - onde, devido a ângulação da parede, as agarras permanecem secas - e muitas ascensões foram possíveis.

Daniel Fen na via "Na Sika".

Os poucos dias que fui escalar pude ver escaladores felizes por terem completado seus objetivos, tanto no quesito diversão quanto no quesito desempenho.

Nosso guia local foi o escalador Jean Matos, mais conhecido pelos quatro cantos do planeta como "Fluber", que nos apresentou as escaladas locais. Acompanhado dos escaladores cariocas: Marcinho Bertuci, Daniel Fen, Guilherme Grilo, Pedrinho de Fribugo, Gabriel do Grajau, Mariana Caramujo Sonolento e a escaladora paulista Claudinha Faria, estiveram presente nos principais momentos da viagem.

Marcinho na via "Duplex" - Setor Coruja.

Logo fomos aplicados na linda Falesia dos Olhos, localizada em Paraisopolis-MG. Lá muitas ascensões marcaram a trip. Dentre elas destaca-se as rápidas repetições das vias: "A crença", "Sikadura", "Fullon" e "Fullon na Sikadura", dentre outras.

Nos dias que estive lá, presenciei Marcinho e Fluber repetindo em poucas tentativas - talvez 3 - a via "A crença", graduada em 8a (fr) pelos dois. Na seqüencia, Daniel Fen também repetiu com facilidade. Com primeira ascensão de Jean "Fluber" pouco tempo antes, a via "Sikadura" teve mais uma repetição realizada pelo Marcinho, mas dessa vez foram necessárias apenas duas tentativas para alcançar o feito. Logo na seqüencia Daniel Fen realizou mais uma repetição dessa via que já se tornou clássica no local e que contou com inúmeras repetições nesse final de ano, pelo menos 8 em menos de 1 mês.

Mari na via "Sonho de Icaro".

Nosso guia e beta-man do local, Jean Fluber, também repetiu a via "Tarja Preta" cotada em 8a (fr), aguardando novas ascensões para confirmar a sugestão.
Num ótimo dia de escalada, movido pela atmosfera leve e descontraída dos amigos reunidos, peguei carona das ascensões e consegui passar na 1a tentativa a junção das vias "Fullon na Sikadura", e também na mesma falésia saiu a ascenção da via "Fullon", ambas cotadas em 8a+ (fr).

Jean Fluber na via "Bomba Atômica" - Setor Corujas.

Destaque também para Andre Maeda e Guilherme Grilo que com muita garra e perseverança conseguiram concluir seus objetivos pessoais, respectivamente nas vias "Na Sika" e "Fullon na Sika".

Depois foi a vez do setor Coruja, localizado na Pedra da Divisa-MG. Lá, Marcinho teve bons dias de escalada se destacando pelo fato de ainda não ter caido nas vias, tendo passado todas de flash ou avista. De característica peculiar o setor Coruja conta com boas vias esportivas protegidas da chuva, o que torna - junto com a Falésia dos Olhos - uma ótima opção para essa época do ano.
No setor Coruja, pude assistir as ascensões das vias: "Vôo da Coruja", "Duplex", "Bomba Atômica"; dos escaladores Marcinho e Daniel Fen.


Na mesma localidade, Pedra da Divisa-MG, escalamos no setor Pilar Central. Lá pude apreciar boas vias escalando avista a clássica "Kalimaya". Com movimentos bem legais essa via foi a melhor que escalei no local, aproveitando para tocar a segunda enfiada, as duas cotadas em 8a, não tive muita sorte e acabei tomando algumas ferroadas de marimbondos no finalzinho da segunda enfiada. Nada que acabasse com a diversão. Além dessa provei avista a via "Parasita" caindo na penúltima costura, mas o dia chegava ao fim antes de entrar de novo e essa ficou pendente.

Pude conhecer também a Vista Aérea, ótimo campo escola para praticar proteções móveis em vias esportivas (conhecido por "esportiva tradicional"), onde se encontram boas fendas e diedros com aproximados 20 metros de altura, muitas das quais com algumas proteções fixas. As que escalei foram a "Bate Diedro", "Veneno anti monotonia", "Mamão com Açúcar" e "Empadinha", todas muito divertidas, além da clássica "Kung Fu" que infelizmente não entrei mas me chamou bastante atenção. O local é um descampado bem bonito e as escaladas são de ótima qualidade. Vale a Pena!

Ainda no final da trip fomos para o Quilombinho, no bairro de mesmo nome, onde apenas passei um fim de tarde em que escalamos a via "Quintal do pardal". Muito legal o local, pena que não deu pra ficar mais.

Por ser muito aconchegante, com belas cachoeiras, escaladas de fácil acesso e diferentes estilos, São Bento do Sapucaí e região tornam-se uma ótima opção para aqueles que gostam de escalar todos os estilos, todos os tipos de pedra, pedrinha, pedrão.


Por Bernado Biê

Fotos: riophotoclimb.blogspot.com