sexta-feira, 19 de março de 2010

"Transamazônica sem fim".

Em conversa com Lucas depois da primeira ascensão da via "Transamazônica sem fim", o escalador comenta um pouco acerca da via, de seus projetos futuros e da escalada esportiva nacional.


Transamazônica Sem Fim, 11a from Pedro Stabile on Vimeo.




Tudo surgiu quando começamos a mandar as mais difíceis e assim sobrando somente coisa muito difícil como "coquetel" , "carta na manga" e outras... Assim, como de costume todas as pessoas que mandam a "História sem fim" passam para o "coquetel" e eu não queria cair no "mesmismo" e assim começei a procurar algum projeto que me motivasse a ponto de realmente "entrar numa" e concluir tal novidade... Provei varias vias , realizamos a grampeação de um link incrível que é o "Fim da ziquizira sem fim" mas oque mais me chamou a atenção foi o link da "Transamazônica" com o "História". A via é totalmente meu estilo, resistência, longa e com passadas muito interessantes. A via na verdade é uma travessia que percorre quase toda a falésia... sobe, desce,sobe novamente... uma viajem... muito motivante!!!

A via começa com um "7b+ Ponte aérea" , a verdade absoluta é que apartir dai sim começa a via... A primeira parte são reglets bons e agarras grandes, depois um descanso bom e apartir dai começa o ritmo real da via; entrando no "Migalhas" os reglets diminuem e passa-se pelo crux (a mesa) finalizando em uma agarra boa, até ai o "8a Transamazônica". Antes eu tambem achava até esta parte 8a+ mas é 8a mesmo...Depois vem o "novo" ,o link entre as vias que é uma desescalada para a esquerda que começa com agarras médias , 5 movimentos medios de força e depois o crux com 3 movimentos e mais 4 até o começo do "história ",depois um descanso mas não tão bom. Com invertidas, reglets e um abaolado a parte que necessita mais disposição se demonstra dura na cadena, a sequência do fim do "historia". O fim desta parte são apenas agarras grandes mas que derrubam na sequência. Caí uma vez a 3 agarras do fim da via por não conseguir segurar nada...de perder o tato.

O processo foi longo pois não haviam movimentos concretos no link e tivemos de batalhar muito até que veio o Moleza do Sul e mostrou outra maneira de fazer , mais fácil, porém um pouco instável pois se segura um batente meio sem pega...E fui com calma pegando o tempo da via, sequência e velocidade. Não sabia aonde descansar bem para ter a força de executar o crux. Não havia outras pessoas tentando e foi dificil encaixar tudo. Um verdadeiro quebra-cabeças... Tempo , força, velocidade e ritmo.


As condições não foram as melhores. Dei a entrada às 6 da tarde e ainda assim não estava bom.Condições psicológicas eu tinha se falando em como iria equipar e costurar, não é uma seqüência convencional de proteção, pula-se muitas e quase todas são longas. Encarei isso da melhor maneira mas nunca tinha feito um via assim, com essa extensão e dificuldade.

Graduei a mesma em 8C por comparar com a "Mr.Bill e Massa crítica" e outras mais...por serem longas . Também vale lembrar que a parede do projeto é negativa, necessitando uma força que nunca tive em toda minha história de escalada. O esquema de proteções utilizadas e tamanhos influenciaram muito também; a "paz nos mundos" e esta so foram possíveis graças ao estilo de proteção
.

Acho também que um clima de temporada pode fazer com que a via sofra uma possível diminuição do grau para 8b+ ou menos. Acho tudo possível e não tenho a intenção de defender este grau, é apenas uma proposta sem ter experiência em 8Cs...

O Campo Escola 2000 é um local futurista e tem muito a ensinar a todos, por isso tem o nome que tem, rs... Incrível !!!!!!!...São movimentos misturados com a negatividade do local e resistência. Provavelmente exista outras vias de 8c ou mais por lá...As gerações futuras terão outros parâmetros e exemplos de dificuldade.


Sobre treinos ,comecei a duas semanas um treino com peso de 2 kgs e foi bom, meio chato mais tudo bem...tenho um muro em casa a uns 7 meses. Acho que ter força é importante mas não significa nada.

Curso Arquitetura e Urbanismo e neste ano faço meu projeto de Conclusão. Quero me dedicar a faculdade para me formar bem. Na escalada quero me dedicar a alguns projetos de parede como a "Conciência Negra" no pico dos 4, abrir vias em algumas áreas novas e fluindo vou me dedicando aos poucos para deixar algo de bom para o Rio de Janeiro. Vivo aqui a pouco tempo mas me considero como se vivesse aqui por muitos e anos...depois devo viajar pelo Brasil à procura de algo muito especial no ano de 2011/12.

Sobre a vida...Depois que conheci a escalada minha vida mudou e pude perceber várias coisas que não poderia perceber antes. Uma viajem muito pessoal. Quero dizer tambem que escalada liberta e alimenta. Seria impossível descrever em palavras o que a escalada significa em minha vida...Bons ventos a todos e VENGABICHO!!!!!!





segunda-feira, 15 de março de 2010

É o fim do projeto "Transamazônica sem fim"

Nesse último domingo o escalador Lucas "Jah" concluiu a primeira ascensão do projeto "Transamazônica sem fim", na qual sugeriu 8c (fr) ou 11a (br) para os mais de 100 movimentos em travessia linkando as vias "Transamazônica" e "História sem fim".

Depois de analisar o nível de dificuldade e exigência da via, Lucas "Jah" chegou a conclusão de que outro projeto recém encadenado por ele também pode ter a mesma cotação, trata-se da via "Paz nos mundos com certeza" na qual o escalador pareceu em dúvida quanto a possibilidade mas agora confirma como 8c (fr) ou 11a (br), sendo portanto sua segunda ascensão nesse patamar de graduação.

Apesar de tudo, Lucas deixa claro que se trata de uma sugestão baseada em suas últimas ascensões em vias no patamar de 8b+ (fr) ou 10c (br) como: "Massa Crítica" e "Mr. Bill", ambas localizadas na Barrinha, RJ.

Em breve será postado uma entrevista com o escalador acerca da primeira ascensão desse projeto, além das expectativas para a temporada 2010.


Por Bernardo Biê