sexta-feira, 15 de maio de 2009

Projetos em vista 2

Recentemente o País tem sido afetado por mais um "boom" da escalada esportiva. Com as recentes ascensões de vias extremas protagonizadas por escaladores e conquistadores da nova safra nacional e o aumento do contato com o mundo vertical internacional, mais uma vez, novos horizontes são avistados e a continuidade do desenvolvimento e evolução do esporte é crescente nos principais pólos dessa modalidade.

No começo do ano, após retornar de extensa viagem ao continente Europeu, o escalador Lucas "Jah" Marques vislumbrou a possibilidade de atravessar quase toda a extensão da falésia "Campo Escola 2000", localizada no Parque Nacional da Tijuca-RJ, através da união das vias "Transamazonica" e "História sem fim", totalizando aproximados 30 metros de travessia em mais um projeto promissor.
Projeto "Transamazonica sem fim"
Para quem não sabe, a via "Transamazonica" já é uma travessia que passa por várias vias e termina na corrente do final da "Coquetel de Energia", tendo sido cotada em 8a+ (10aBRA). Apartir desse ponto, a proposta do projeto é continuar a travessia por mais uns 6 ou 7 metros passando por um boulder bem definido até conectar no segundo crux da via "História sem fim", cotada em 8b+ (10cBRA).Croqui do C.E. 2000, detalhe para o pontilhado Branco (via #19) que sai da via #2 e atravessa a falésia até o final das vias #12 e #13.
Recentemente a conexão entre as vias foi isolada pelo próprio escalador que posteriormente colocou na sequência os quase 120 movimentos com apenas duas quedas, firmando a possibilidade para futura ascensão.
"Jah" no link entre as vias: "Transamazonica" e "História sem fim", chamado de "Transamazonica sem fim".
Quanto a dificuldade, não se têm certeza ainda, porém pode ser afirmado se tratar de mais uma proposta de 8c (11a BRA) na falésia que já conta com mais duas propostas nesse patamar, sendo elas: "Coquetel de Energia extensão" e "Iziquizira sem fim", além de projetos mais antigos como: "Absinto"; "Assuntos Pendentes"; "Garoto Enxaqueca"; "Iziquizira"; "Carta na Manga". Todos sem confirmação de grau.

"Jah" no movimento crucial do projeto.
Quanto a característica do projeto Lucas diz que se trata de um mix entre força e resistência com uma "pitada" boulderística e momentos adrenantes, como a exposição de toda a extensão do link entre as vias, algo entorno de 7 metros sem proteção.
Na sequência, fotos dos movimentos do crux:





Relato de Lucas "Jah" sobre o projeto e o momento que está vivendo na escalada:

"............Caracaaaa ,,,, e esse projeto e muiitooo locoooo,,,, muitooo loco!!!!!! uma continuidade no ce2000....quem diria,,, as vias terminam em torno dos 30...40 movss,,,, e agora essa com mais de 100 movsss ,,,, ]]]]]]]]] uaaaaaaaaaaa piracaooooo!!!!!! ,,, e ta muito loco buscar motivacao pra isso ja que nao há outra maneira de ficar bem na via a nao ser malhando nela , e normalmente tenho um pega somente por dia pois a pele vai embora inevitavelmente apos estes cento e blau movs... penso ser em torno de 120movs.....Falando em treino ,seria incrivel se existisse uma academia de qualidade aqui no Rio de Janeiro,é o que esta faltando para a comunidade local.... seria ouutro papo,,,,, mas ja que nao há , procuro estar por lá dia sim dia nao,,,uma estrategia simples porem um pouco massiva,,,,,.... e sobre o bie flar q falta pouco,,, respondo que nao pois a via é muito extensa e mesmo passando o crux do link (crux principal ) depois e osso more fazer o proximo crux na sequencia,,,,,,,,,, vamos ver,,,, nunca se sabe né......a vida é uma caixinha de surpresas,se flando em climb entao... hahahhahaaaa....
Quero agradecer a galera que vem apoiando e dando suporte para poder viver o climb sem trabalhar,,........parece perfeito e facil mas nao é......ok tudo bem... é perfeito.......ob.Sen!!!!!
Agradecimentos- Minha familia pelo carinho e amor a distancia e graninha por mes que nao é muita mas com o milagre da multiplicacao se torna na verdade o necessario........,,,,,Hugo e Mila por me deixar morar de homeless em sua casa e nunca pagar aluguel---surrealllllsalvacao!!!-----,,,,Bie - por me salvar no rango e na casa, é sempre bom nao crowdear uma casa so,,, Lipe... pelo beta na via ,ele é Mestre do climb......Cedar pelas palavras de libertacao e tbm por divulgar o esporte......Bintang www.bintang.com.br pois c nao fosse eles provavelmente eu estaria andando igual um mendigo com roupas velhas e rasgadas....(nao tenho problema nenhum com isso ,o problema e a sociedade,,, escrota....),,,. e tantos outros que sempre me salvam de alguma maneira , sendo numa atitude fisica mundana ou qualquer outra que venha proporcionar todos estes momentos magicos de climb em plenas manhas nos dias de semana....................................... Gratidao sem palavras........!!!!!!! VEEENGAAAAA!!!!!!!!!!
_________________Lucas Marques"
Em breve estarei postando fotos e vídeos da cadena. Que assim seja!
Fotos: Pedro Stabile
Croqui: Croquiteca da FEMERJ

Por Bernardo Biê