quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Episódio 4 - Programa "Montanhistas" Canal Off

Seguindo com a série de postagens sobre as escaladas que estão sendo exibidas no programa "Montanhistas" do Canal Off, o Morro do Cantagalo de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas é escalado pela via "Urbanóides".

Uma das vias mais clássica da Cidade do Rio de Janeiro, a via "Urbanóides", é apresentada sobre o conceito da escalada em paredes dentro de uma grande cidade. Alguns inevitáveis paralelos são observados entre as características de uma escalada de parede e as diversas interferências que ocorrem dentro desse contexto todo: a montanha, a altura, as belezas naturais, os barulhos e o caos urbano.

O Diretor e câmera Seblen Montovani capta de forma singular as nuâncias entre os elementos e os detalhes dessa escalada fantástica, com imagens realmente lindas de todos os ângulos do Rio. Uma verdadeira obra de arte!

Hugo Langel escalando a via "Urbanóides" no Morro do Cantagalo com a
Lagoa Rodrigo de Freitas ao fundo. Foto: Seblen Mantovani/Divulgação Canal Off
.

A escalada nessa via é muito interessante, apesar de curta ela oferece momentos em que o escalador pode praticar diferentes técnicas que a torna uma ótima opção de diversão garantida. Nenhum de nós tínhamos escalado essa via antes e isso foi muito motivante - sempre é motivante conhecer uma nova escalada, principalmente numa montanha que ainda não conhecemos. Uma pena que dessa vez não fizemos o cume, mas nem sempre isso importa tanto, desde que tenha satisfeito nosso ímpeto de subir pedra. Clima perfeito, escalada entre amigos, numa via clássica, são motivos de sobra para curtir qualquer aventura.

As reapresentações desse episódio estão disponíveis na grade de programação do Canal Off, que pode ser acessada através do site do canal. Entre, assita os vídeos, deixe sua crítica ou comentário, isso é importante para a divulgação do montanhismo no Brasil. Participe!

Esperamos que todos gostem!

Não percam os próximos episódios do programa "Montanhistas" no Canal Off, ainda tem muito por vir!

Por Bernardo Biê


"Montanhistas" por Montanhistas - Episódio 3


Um dos preferidos da maioria das pessoas, o terceiro episódio do programa "Montanhistas" trouxe em destaque as modalidades consideradas novas no montanhismo. Praticado constantemente em outros países, o Highline e o B.A.S.E. jump são atividades pouco praticadas no Brasil.

Nesse episódio foi mostrado o Highline da Pedra da Gávea de forma espetacular, com imagens aéreas de tirar o fôlego num dos cenários mais belos da cidade maravilhosa. Depois de montar o Highline com o próprio conquistador, Hugo Langel, que é um dos pioneiros da atividade no país, fiz questão de ser o primeiro a experimentar o brinquedo. Já tive a oportunidade de montar e andar outros highlines, inclusive com o Hugo, mas esse foi especial porque consegui atravessar nas primeiras tentativas. Depois de ouvir algumas dicas do Hugo sobre como "quebrar o gelo" e como se adaptar rapidamente a falta de referência espacial que o vazio abaixo e ao redor nos traz, comecei a dar alguns passos e logo senti a necessidade de descobrir como me comportar em caso de queda. Comecei a me distanciar do ponto de partida e senti que seria possível atravessar naquela primeira tentativa, porém ainda não desapegado do instinto de sobrevivência optei por cair propositalmente e então colocar em pratica os procedimentos de queda.

Bernardo Biê no Highline da Pedra da Gávea - foto: Divulgação Canal Off

Retornando ao ponto inicial da fita totalmente convicto e confiante de que nada mais poderia me deter, comecei novamente a andar em direção ao sucesso e só parei quando já não havia mais fita para andar. Foi emocionante chegar ao final tendo total controle dos sentimentos, pensamentos e principalmente do constante diálogo interno traçado entre a vontade de concluir e a necessidade de preservação do organismo em desistir. Depois que atravessei a primeira vez, o resto foi só diversão e já não queria mais sair da fita.

Em seguida, Hugo deu um show à parte mostrando toda sua experiência e habilidade conquistada em alguns anos de pratica, além da nítida intimidade com aquele highline em especial. As imagens falam por si!

Hugo Langel no Highline da Pedra da Gávea - foto: Divulgação Canal Off

O sol estava a pino e o calor era grande naquele momento. Apesar do desgaste e da desidratação, o maior desafio ainda estava por vir. Enquanto me exauria de andar no highline, Hugo se preparava para saltar da cabeça do imperador (como é conhecido o topo da Pedra da Gávea) com seu paraquédas e vestindo o traje conhecido como wingsuite (roupa com asas). Um salto espetacular e um vôo panorâmico com duração de aproximadamente 45 segundos em direção a praia de São Conrado, algo realmente extremo dentro das modalidades do montanhismo. E assim, a equipe do "Montanhistas" fechou com chave de ouro nossa expedição a essa montanha incrível, mística e majestosa.

Hugo Langel pronto para saltar da Pedra da Gávea - foto: Camila Salles

Inevitavelmente não poderia deixar de agradecer a participação da Adriana Moura e principalmente do nosso amigo Bernardo Cruz, o Nado, pela aula de perseverança e garra.

Já está disponível no site do Canal Off a chamada do próximo episódio na via Urbanóides, Morro do Cantagalo.

http://canaloff.globo.com/programas/montanhistas/videos/2070870.html



 Por Bernardo Biê