sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Totem do Pão de Açucar - Um Passo do Espaço

Era quinta feira quando resolvemos escalar o Totem do Pão de Açúcar. Nos encontramos tarde, umas 10h, e as 11h começamos a escalar a primeira das 7 enfiadas que nos aguardavam.

A sequência seria a clássica: "Sicoete" ("Sika em frente" com "Cacoete"); "Limiar das Lacas"; "Lacas também Amam"; "Revolta dos Gravatas"; "Um Passo do Espaço".

Normalmente essas 5 vias são feitas em 7 enfiadas, mas decidimos subir sem mochilas e emendar as 4 primeiras fazendo em 2 e com isso ganhamos bastante tempo. Daniel "Fen" começou guiando e emendando o "Sicoete" no "Limiar das Lacas" e em alguns minutos já passava direto guiando as duas próximas. Ainda não havia escalado no Totem sem mochila e dessa vez senti uma leveza indescritível. Leve e ágil as 12:30h já estávamos começando o "Revolta dos Gratavas".

Adriana Moura participando na via "Lacas também Amam"

Ao final dessa enfiada a motivação estava a mil e faltavam apenas duas enfiadas para o cume. Achei que fosse pegar o Daniel de surpresa quando anunciei que faria o rapel em pêndulo para entrar nas 2 enfiadas do "Um passo para o Espaço" que fica abaixo a esquerda, mas ele disse que sabia que isso iria acontecer. Comentamos um pouco sobre o que sabíamos da via e logo estávamos os dois preparados para começar a aventura. Assim que anunciei - "vamos lá, escalando!" - a agarra que estava segurando quebrou e cai no primeiro movimento. Rimos um pouco enquanto escalava os primeiros lances e logo me deparei com muitas...muitas agarras nesse estado, ai os risos deram lugar a seriedade.

Arno no final da via "Revolta dos Gravatas"

A primeira enfiada dessa via é muito diferente de tudo que já escalei, toda e qualquer agarra quebra, todas, com raras excessões. Com muito cuidado, desgastado mentalmente e adrenado cheguei na base da segunda enfiada. Acho que demorei 1h pra guiar essa enfiada e o Daniel uns 40 minutos participando. Descansamos uns minutos curtindo o sol e por volta das 16h comecei a aresta que caracteriza a segunda enfiada.

Alexandre Portela e Luis Cláudio "Pita" na aresta da via "Um passo do Espaço"

Em poucos minutos fizemos o cume. Foi uma escalada em condições bem diferentes, tanto pelo fato de subir sem mochilas (sem água, comida e agasalho) quanto pelo jejum nada aconselhado que fomos obrigados a passar nas horas que estivemos na parede, o que nos enfraqueceu bastante no final.

Como não estava totalmente nos planos fazer o cume, depois de descer de bondinho tivemos que refazer a trilha para buscar nossas mochilas que ficaram na base e terminamos as atividades quase à noite.


Por Bernardo Biê

Fotos: altamontanha.com
Bernardo Biê
Marcus Babu