segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vias extremas - Mulheres

Notavelmente as escaladoras brasileiras estão em constante evolução ao que diz respeito a vias esportivas extremas, isso se confirma com a recente ascensão da via "Religare" cotada originalmente em 8a+ (fr) ou 10a (br), feito realizado pela escaladora carioca Raquel Guilhon, que parece estar em plena forma para a temporada 2010.

Raquel Guilhon no boulder inicial da via "Religare" - Foto: Ricardo Cosme

Com o feito, Raquel se torna a segunda mulher a escalar uma via nesse patamar de graduação, já que em 2006 a escaladora carioca Luciana Di Franco concluía a variante "Crux com Filezão" na Barrinha, tornando-se a primeira mulher a quebrar a barreira do décimo grau no País.

Luciana Di Franco no crux da via "Crux com Filezão" - Foto: Pedro Stabile

Raquel foi também a primeira (até onde se sabe) e a única ascensão feminina das vias "Migalhas Indecentes" (C.E.2000, Rio de Janeiro) e "Lula Lélé" (Caverna dos Primatas, Rio de Janeiro) - ambas caracterizadas como vias que exigem força - além de diversas outras vias fortes no currículo.

Para não cometer nenhuma injustiça ainda poderiam ser citados outros nomes de fortes escaladoras que figuram como referência no Pais, a lista é extensa.

Pelo andar da carruagem, ainda teremos muitas outras notícias como essa durante a temporada desse ano.


Parabéns Raquel pela realização!



Por Bernardo Biê