terça-feira, 14 de abril de 2009

Velhas Novidades

Atrás de autorização para manutenção de algumas vias, pude trocar uma rápida idéia com o escalador Ricardo Zugliani (gente finíssima por sinal), que junto com outros, conquistou várias vias pelo estado do RJ incluindo a falésia da Asa Delta, muitas delas em lugares pouquíssimo frequentados como a própria "Asa Delta" se encontra nos dias de hoje. Para minha surpresa descobri que existem diversas falésias literalmente "em baixo do meu nariz" e a maioria delas contam com características, digamos, atípicas. Até então muitas vias sem ascensão e projetos futuristas que aguardam confirmação de graduação e principalmente magnésio em suas agarras.

São falésias localizadas a beira mar e que, provavelmente, estão precisando de manutenção devido a oxidação que é causada pela salobridade do ambiente em proteções não inoxidáveis. Algumas delas já tinha ouvido falar, como a própria "Falésia fantasma" e seu impressionante projeto de 22 proteções, como também a falésia de São Conrado que sempre passei perto mas nunca desconfiei que existia algo assim ali. Entre outras.

São alguns dos lugares que em breve estarei visitando e, quem sabe, deixando novamente "magnetizada" com marcas brancas nas agarras.

Segue algumas fotos e informações enviadas e cedidas gentilmente pelo próprio Ricardo Zugliani para que demais escaladores tomem partido desses lugares incríveis e que a tanto tempo estão esquecidos. Escalada nova para abrir novos horizontes por pespectivas diferentes, motivando cada vez mais a galera fissurada das predas.


Falésia de São Conrado, canto direito da praia de São Conrado mais conhecido como "Pepino" 


Croqui e anotações dos conquistadores da falésia de São conrado


Falésia Fantasma, Paineiras-RJ


Informações dos conquistadores sobre da Falésia Fantasma 


Croqui e anotações dos conquistadores sobre a Falésia Fantasma


Falésia Êxtase, no costão da Av. Niemayer que liga o Leblon a São Conrado

Descrição e informações dos conquistadores sobre a falésia Êxtase

Croqui dos conquistadores da falésia Êxtase


Falésia Dona Marta

Informações e croqui dos conquistdores da falésia Dona Marta

Fotos e informações: Arquivo pessoal de Ricardo Zugliani e Marcelo "Pedal Verde".

Por Bernardo Biê






V14 brasileiro

Foi Publicado no site www.escaladabrasil.com a ascensão do primeiro problema de boulder do Brasil cotado em V14.

Segue a matéria:

O Bele nos enviou este release contando como foi esta batalhada conquista do V14 e que agora passamos  para vocês:


Belê no problema "Dia Santo" em São Bento do Sapucaí-SP

Nesta sexta-feira santa, dia 10/04, mais um projeto é derrubado em São Bento do Sapucaí, desta vez foi um boulder que segue por um negativo de 60 graus com aproximadamente 17 movimentos bem duros que se alternam entre passagens explosivas e isométricas. O boulder recebeu no mesmo dia, duas cadenas seguidas, por Leandro “Pardal” com o FA e a segunda por André “Belê” e recebeu o nome de “ O dia Santo” por ser realizado durante o feriado da semana Santa e pela dupla cadena. Se trata de uma linha visualizada em 2001 durante a 1ª edição do Blox, no Serrano, mas na época a inclinação e tipo de agarras o deixaram para um outro momento, pois a escalada naquela época, ainda não tinha nível ou visão para investir tentativas para aquela linha. Passados vários anos e com a evolução principalmente da modalidade Boulder, muitos projetos de nível altos foram encadenados, não só aqui no Brasil, mas por escaladores fora do país, trazendo uma boa bagagem e motivação para elevar nossa escalada nessa modalidade e se aproximar do nível mundial.



Leandro "Pardal" tentando o "Dia Santo"

Após ter encadenado o “Bacanas SDS” V13, e outras linhas em Ubatuba, a “caça” a novas linhas e projetos foi intensa, em 2007 ao recordar da linha do Blox, imediatamente dei início a limpeza e deste bloco impressionante por sua inclinação, tipo de agarras e movimentação, mas por se tratar de uma linha onde retirar os pés do chão já era duro, acabei deixando de lado, mas em outubro de 2008, o escalador local Leandro “Pardal”, começou a investir no bloco e assim no feriado da virada deste ano, começamos a trabalhar juntos o boulder, e quanto a “trabalhar”, me refiro não só a gastar dedo, pele e se acabar de fazer força escalando, me refiro também e muitas enxadadas, pedras roladas e base ajeitada para tentar deixar a colocação dos crahs mais segura possível, essa foi uma época que aproveitamos para realizar estes trabalhos, pois se trata de um período chuvoso na região e escalar nestas condições estavam praticamente impossível, mas a motivação era tamanha, que mesmo com as agarras molhadas ou em péssimas condições a idéia foi tentar se aprimorar na movimentação e inclinação, trabalhar movimentos que isolados são por si, muito duros a cada passada, e com a teoria de que se trabalhássemos nestas condições, ao encontrar uma temperatura mais amena ou um frio ideal, a cadena estaria mais que encaminhada.

Desde o início do ano, praticamente todos os finais de semana foram dedicados a esta linha, Pardal durante a semana fazia suas tentativas direto no boulder e eu durante a semana resolvi recriar os movimentos do boulder na Casa de Pedra, dividido em duas partes principais e muitos próximos em estilo de agarras, inclinação e medidas entre as agarras, e sem dúvida foi uma experiência muito válida e que pode servir daqui em diante para tentar alcançar qualquer objetivo em rocha para qualquer nível.




Leandro "Pardal" no dinâmico final do problema "O dia santo"

Com “tapas” no último movimento acontecendo há várias tentativas, o feriado da sexta-feira santa acabou entrando para a história não só pelo feriado nacional, mas também como um dia importante para a escalada nacional com um passo importante na evolução nacional, pois se trata de um boulder com uma graduação proposta em algo próximo ao máximo mundial, prova de que na modalidade boulder não estamos tão na retaguarda dos “gringos”.

Mais uma vez salientamos que se trata de uma proposta, e assim precisamos de repetições para confirmar a graduação, o fato é que vários escaladores renomados provaram a linha e constatam ser um boulder muito duro, mas com as próximas repetições ou com a presença de alguém de fora que tenha V14s na bagagem para poder confirmar tal graduação.

Muito obrigado a todos envolvidos na imensa energia positiva e motivação direcionada para que a cadena fosse possível, desde Lelo e Patinho na remoção de pedras e lama, até nossas companheiras Ligia e Nívea pela imensa paciência e companhia a cada tentativa.


Leandro “Pardal”

Escalador da Pardal Ressolas.


André “Belê”

Escalador apoiado: Conquista equipamentos, Casa de Pedra, e Endorphine óculos esportivos.


(Colaboração do Blog da Lojinha de Escalada)

Fotos e Fonte: www.escaladabrasil.com