quarta-feira, 22 de abril de 2009

Guerra dos mundos, Paz na Terra!

A via "Guerra dos Mundos" uma dentre muitas equipada pelo polivalente escalador carioca Eduardo "Barão", localizada na Barrinha (Rio de Janeiro, Barra da Tijuca), recebeu recentemente mais uma ascensão. 

Bernardo Biê na primeira parte da via "Guerra dos Mundos"

Depois do carioca Daniel Hans "Coçada" e do brasiliense Pedro Raphael, respectivamente 1ª ascensão e 1ª repetição, a via recebeu sua 2ª repetição com a ascensão desse que vos escreve. 

Bernardo Biê na primera parte da via "Guerra dos Mundos"

O curioso é que na verdade a via em questão nunca teve realmente ascensão, pelo fato de que ela só foi sequênciada até a ante-penúltima proteção (até ali cotada em 10b brasileiro ou 8b francês) restando portanto mais duas proteções, o que soma mais ou menos 10 metros de via totalizando aproximadamente 35 metros do chão ao topo.

Bernardo Biê no primeiro crux da via "Guerra dos Mundos"

Devido ao grande atrito causado na corda, foi proposto que a via fosse escalada com duas cordas ou terminasse no ponto onde ainda seria possível suportar o atrito, no caso o ponto onde foi escalado até agora.

Escalador no descanso principal da via "Guerra dos Mundos"

Depois de estudar e isolar os movimentos entre a ante-penúltima e a última proteção, além é claro de sequênciar a via até onde foi feito outrora, tenho a leve impressão que a via passa por mais um crux podendo sofrer uma "supercotação" (somando assim mais uma letra e até duas ao grau sugerido), portanto alcançando o patamar do 11º grau, mas quero lembrar que isso não passa de especulação. 

Bernardo Biê no crux principal da via "Guerra dos Mundos"

Em breve pretendo postar maiores esclarecimentos do próprio conquistador sobre a polêmica da via e, quem sabe, a notícia da ascensão integral que ainda busco. 

A esquerda o domínio do tetinho e a direita puxando corda p costurar a ante-penúltima

Fotos: Joana "Bertuci"

Por Bernardo Biê