terça-feira, 26 de maio de 2009

Passagem dos Olhos - Pedra da Gávea

Nessa última segunda-feira (25/maio) após alguns desencontros e falta de sincronismo nas agendas, finalmente tive a oportunidade de escalar com o ilustre e excelente escalador Rodrigo Gouveia, o "Risada", numa das vias mais belas e sensacionais do Estado. Cotada entre as "Top 10" pela maioria dos escaladores e indispensável no roteiro para todos que por aqui se aventuram, a Passagem dos Olhos (3º IIIsup, 170m) situada na Pedra da Gávea, foi a via escolhida para a confraternização.


Acima o traçado vermelho indica a tragetória da via "Passagem dos Olhos"

Com incrível visual panorâmico de parte das regiões Oeste e Sul da Capital, além do vislumbre entre o Oceano Atlântico e as maravilhosas montanhas cariocas, o passeio conta ainda com o bônus terapêutico de 40 minutos de trilha íngreme até a base da escalada proporcionando longos papos essenciais para colocar as novidades em dia e sintonizar a vibração entre a cordada.



Primeiros Raios de luz visto do olho da Pedra da Gávea

Como não sobra tempo hábil durante o fim de semana, devido ao incansável fanatismo atribuído a prática da escalada esportiva, e nos dias de semana devido o primordial compromisso diário com o trabalho em tempo integral, a escalada teve que ser iniciada a noite, sem pressa para retornar, sem hora para terminar.

Nascer do sol visto do olho esquerdo da "Face do Imperador" - Via: "Passagem do Olhos"

Sob constante vigília da lua nova que pairava no céu, sobre as milhares de luzes, sons e caos babilônicos que se estabeleciam abaixo de nossos pés, a fluidez e harmonia da escalada estavam garantidas devido a paz e tranquilidade que a imponente Pedra da Gávea (com seus 842 metros acima do nível do mar) nos proporcionou durante os aproximados 170 metros horizontais de escalada.


Rodrigo "Risada" no olho esquerdo da "Passagem dos Olhos" - Pedra da Gávea

Com todos os pontos a favor para um possível bivaque na via, exceto pela falta de agasalhos e comida (já que essa não era a proposta inicial), a idéia acabou se concretizando ao acessar o "Olho do Imperador" (grande cavidade que compõe o olho esquerdo da face da Pedra da Gávea que pode ser vista de alguns pontos do chão). Mesmo tendo feito a trilha e a via até aquele ponto numa velocidade considerada rápida, a sensação térmica e a deslumbrante paisagem eram grandes atrativos para uma tranquila noite de sono envolto numa das formações rochosas mais antigas do mundo, além de inúmeros mistérios, lendas e crenças que rodeiam aquela montanha instigarem e estimularem a imaginação humana há diversos e incontáveis anos.


Escalador Rodrigo "Risada" sob os primeiros raios de sol

Aproveitamos a favorável ocasião e a energia lunar para meditar e orar sob a iluminação do Fogo Sagrado por alguns minutos antes de dormir, ritual que se repetiu ao contemplar o maravilhoso nascer do sol que iniciara no horizonte.


Fogo Sagrado iluminando a escuridão

Após fazer o cabo de aço que sai do olho e dá acesso ao cume, tivemos alguns contratempos na chegada e resolvemos retornar fazendo o trajeto inverso da via até a base de acesso. Descemos caltelosamente a trilha devido a insesperada presença de um grupo de pessoas não muito, digamos amistosas, que desciam na nossa frente.

Como já estava encima da hora, tive que correr para casa para não me atrasar no trabalho, mas para quem tem tempo sobrando vale uma passada na chamada "cachoeira" para recarregar as energias e refrescar o corpo.

Fica ai a sugestão para quem ainda não conhece esse passeio que vale muito a pena!


Fotos e vídeo: Arquivo pessoal.

Por Bernardo Biê