terça-feira, 30 de abril de 2013

ATM 2013


Desde que me vejo como escalador, a Abertura de Temporada de Montanhismo sempre foi um grande marco para mim. Todo ano religiosamente comprava a camisa do evento para ter de recordação. Lembro-me da minha primeira temporada em 2002, montaram um muro amarelo no meio da praça, com dois negativos fortes, agarras todas do Pita. Não resisti e fiz a inscrição. Para minha surpresa terminei em quinto no meu primeiro campeonato, e melhor ainda aficionado pelo climb. A minha experiência com a escalada naquela época se resumia ao muro e uma escalada no Costão do Pão de Açúcar, que eu achava o máximo e olhava para o Morro da Babilônia como uma coisa futurística. Participar desse evento me fez conhecer um outro mundo, ver vários escaladores comentando sobre vias, cadenas, betas, picos novos, um universo acabará de se abrir. Onze anos se passaram e lá estava eu de novo, olhando para aquele murinho montado no meio da praça, vários escaladores novos, super motivados, a galera da antiga, as barraquinhas, como se tivesse parado no tempo. Esse ano foi montado um muro de boulder bem alto, que proporcionou quedas incríveis.
 

 
Os route setter, Ralf Cortez e Xandinho, não decepcionaram com linhas realmente incríveis. Muitos competidores inscritos no campeonato mostraram o crescimento do esporte com a abertura de novos ginásios de escalada, como a Evolução e o Centro de Escalada de Jacarepaguá, e a permanência de antigos, como o clássico Limite Vertical. Na final feminina Bianca Castro, vulgo "Bibi", passou o rodo e mandou todas as vias. Em segundo lugar veio a mineira Patrícia Antunes que escalou muito, em terceiro lugar a brasiliense Raissa Dias que também apertou forte.
 
 
 


 Na final masculina o nível estava altíssimo, o mineiro Jean Ouriques mandou tudo a vista de forma sólida, só sobrou a disputa do segundo lugar, que ficou entre o escalador Miguel "Estevão" e Pedrinho de "Friburgo", numa disputa acirradíssima boulder a boulder. No final Miguel ficou em segundo e Pedrinho em terceiro. Mais uma abertura se passa e fico pensando o que me faz vir todo ano aqui? Acho que a única coisa que todos os escaladores têm em comum: a simples paixão pela escalada...
Guilherme Taboada