segunda-feira, 28 de junho de 2010

"História sem fim" - Segunda Ascensão

No último sábado, 26 de junho, o escalador Lucas "Jah" completou a segunda ascensão da via "História sem fim" saindo do chão. Um resumo da história da via foi publicado anteriormente na ocasião da primeira ascensão integral e pode ser conferido aqui.

Depois de descobrir uma nova sequência para os movimentos iniciais, o escalador não encontrou dificuldades na parte superior da via, concluindo com segurança e solidez o crux final.

Em relação ao grau de dificuldade de toda a extensão da via, o escalador, ainda hesitante, prefere manter a proposta inicial sugerida por outros escaladores que tentaram a via anteriormente, mas em seus comentários deixa claro a incerteza.

"História do chão...8b?? continua o grau ou passa 8b+ facil? esperar prox ascen...
boldi irado!"

Ainda na semana passada o escalador Márcio Bertuci completou duas vias expressivas na mesma falésia: "Iziquizira", cotada em 8a+ (fr) ou 10a (br), e a via "História sem fim" saindo da segunda proteção (como é feito normalmente). Na ocasião o escalador não fez nenhum comentário acerca de graduação, mas parece que tentará a via do chão.

No dia 14 desse mês, recém chegado de Rodellar - Espanha, o escalador Thiago Antonelli concluiu a ascensão da via "Epitáfio das Ilusões" também no C.E.2000. Cotada em 8a (fr) ou 9c (br), a via é caracterizada por movimentos explosivos seguido de um dinâmico no último lance.

Os dias de inverno estão sendo bem proveitosos esse ano, diferente do inverno passado. Com o clima ameno e seco - aliado ao fanatismo e a motivação dos escaladores - as condições para a prática da escalada estão favorecendo as ascensões de vias exigentes e em breve teremos mais notícias de novos projetos sendo concluídos.

Fonte: 8a.nu

Por Bernardo Biê