segunda-feira, 6 de julho de 2009

Seres do nosso mundo

Devido a chuva que não para de cair na cidade maravilhosa e quase impossibilita os mais fanáticos subidores de pedras - eu digo "quase" porque aqui temos a salvação do popularmente conhecido "2000" (Campo Escola 2000) onde pode chover canivetes que sempre rola alguma coisa pra subir - esse fim de semana não pude realizar a escalada que estava planejando.

"Mariposa" de cor vinho e amarelo encontrada no Shopping Downtown na Barra da Tijuca

Para aproveitar essa ocasião em que me encontro (lesão + chuva), andei relembrando alguns encontros que tive com ilustres habitantes do nosso planeta. Com o apoio da tecnologia de telefonia celular e dos sofisticados aparelhos munidos de câmeras fotográficas, tive a oportunidade de registrar alguns desses encontros em que contemplei com a ilustre presença desses seres magníficos.

Detalhe para o desenho de "caveira" nas asas

Engraçado é que algumas pessoas, até mesmo subidores de predas, não se dão conta da bela diversidade da fauna & flora que compõem a paisagem dos nossos "templos sagrados", as florestas e montanhas que frequentamos, assim ignoram a sutileza de momentos nos quais as vezes não damos tanta importância mas que são de raríssima oportunidade.

Aranha encontrada na trilha da Pedra da Gávea

O que quero dizer é que não é todo dia que nos deparamos com uma Jibóia de 3, 4 metros de comprimento, com Tucanos, Pica-Paus, Araras, Aranhas, Lagartos, Sapos, Macacos Prego ou até mesmo aqueles micos que já viraram praga em algumas regiões e são conhecidos como "Sagüis", além de diversas outras espécies de animais silvestres. Quando isso acontece temos que dar a devida importância, pois o eco sistema é muito frágil e nos dias de hoje deve ser protegido - na maioria das vezes das nós mesmo - o que infelizmente ainda não acontece com tanta frequência.

Suposta "Jibóia" encontrada no início da trilha da Pedra da Gávea

Detalhe para a proporção do tamanho da mão para a boca do animal e suas presas

Com dificuldade a serpente sendo removida para atuação do orgão competente

As vezes, pelo simples fato de caminhar pelas trilhas de cabeça baixa perdemos de nossa visão algumas dessas formas de vida incríveis, que vivem normalmente nesses lugares que frenquentamos.

Opa! parece um bicho mas é pé de escalador mesmo

É uma pena que nós seres humanos perdemos a capacidade de conviver naturalmente e hamoniozamente com a fauna & flora desse planeta, mas ainda há esperança e confiança que isso pode mudar.

Obs: Por não ser especialista no assunto, fico devendo maiores explicações sobre as características das espécies apresentadas. Quem souber de maiores informações e quiser colaborar fique a vontade para comentar.

Fotos: Arquivo Pessoal

Por Bernardo Biê