terça-feira, 23 de junho de 2009

Passagem de ida para Mt. Edgar

Recentemente foi divulgado o desaparecimento de três escaladores americanos que tentavam a ascensão do Mt. Edgar (6.618 metros), na província de Sichuan na China, são eles: Wade Johnson, Micah Dash e Jonny Coop, os dois últimos pude conhecer pessoalmente em viagem a Europa (como contado em postagem anterior).

Monte Edgar (6.618 metros) - China

Tive a informação da situação quando estava na casa do Hugo Langel e o também americano, Cedar Right, buscava maiores informações sobre seus amigos desaparecidos na montanha chinesa.

Dois caras legais e com nobres corações. Confesso que a princípio tive um pouco de resistência quanto a simpatia deles (americanos em geral) mas com o convívio, curto pelo sinal, pude trocar ideias e descobrir realmente quem eram aquelas pessoas e em pouco tempo nos afeiçoamos devidamente.

Johnny Coop e Micah Dash escalando juntos

Os conheci ao perambular solitário pelo maciço de Céüse, sem ninguém para se amarrar na outra ponta da corda nem ninguém para trocar idéia. Me deparo com esses dois americanos que rapidamente perceberam minha situação e me chamaram oferecendo "belay" (segurança) para que eu entrasse na via em que eles estavam tentando. Nas semanas seguintes eles acabaram se tornando companhia de escalada, que entre uma expedição e outra para o Mont Blanc (4.810 metros) e para a cidade de Chamonix, retornavam com estórias eletrizantes e apenas alguns arranhões.

Wade Johnson escalador e cinegrafista da Sender Filmes

Depois que retornei ao Brasil ainda mantive contato, principalmente com Jonny, pois eles tinham muita vontade de vir ao País já que estavam organizando um Festival de Filmes de Ação para rodar o mundo e o Rio de Janeiro seria uma das cidades escolhidas para exibição, além disso, no início do ano eles estariam em expedição junto a integrantes da Sender Films e a equipe da The North Face pela Patagônia Argentina, o que seria uma ótima oportunidade para esticar um pouco mais e fazer uma visita as terras Tupiniquin, como acabou sendo feito pelos demais (Sender Films e The North Face), porém eles tiveram outros planos e outros compromissos.

Micah Dash escalador e integrante da Rescue Team no Yosemite Park, CA

Não sei o que pode ter acontecido lá na China, pois não tenho nenhum entendimento nem experiência em alta montanha ou em escaladas alpinas, mas sei do que se trata essa vontade indominável que circula em nossas veias. Só posso imaginar que todos os escaladores de verdade que se propõem a alcançar o cume de determinadas montanhas geladas e inóspitas estejam ali apenas com o ticket de ida, sabendo exatamente de todos os riscos que os envolvem.

Johnny Coop escalador e produtor de filmes de aventura

Por fim, tenho certeza que além de homens esses eram grandes escaladores e grandes almas. Não porque deixaram de retornar, mas por terem vivido aquilo que os motivava.

O que fica são as vibrações positivas e a lembrança de leveza, suavidade, bom humor e nostalgia com que levavam a vida.

Em nome de todos loucos de predas, ficam aqui expressados os sentimentos e condolências as famílias e amigos desses que, assim como nós, são nada mais nada menos que loucos de predas.

Fotos: Divulgação

Por Loucos de Predas

Nenhum comentário:

Postar um comentário