segunda-feira, 22 de junho de 2009

Falésia São Sebastião - Esportiva Tradicional

Nesse domingo finalmente conheci a tão famosa Falésia de São Sebastião, que fica no morro da Urca, Rio de Janeiro.

Fui acompanhado de dois amigos, os fotógrafos/escaladores Guilherme "Grilo" Taboada e Pedro Stabile. Ambos já conheciam o local, que por sinal estava mais parecendo desativado do que qualquer outra coisa, e não tiveram dificuldade em encontrar a trilha que dá acesso a falésia.

Não é de hoje que escuto falar em São Sebastião no meio da escalada, quando comecei a me aventurar em subir preda já havia escutado esse nome quando o então escalador e mestre Fabiano de Moraes - hoje reside em Portugal - fez a primeira repetição da via "O Rio de Janeiro continua lindo", via mais exigente do local cotada em 7c, E6/E7 e conquistada por Luiz Cláudio "Ralf" Cortes e o inglês Neil Gresham e que teve sua primeira ascensão feita por "Ralf".

Na época não tinha a mínima noção do que era material móvel, muito menos do que se tratava Esportiva Tradicional, até achava engraçado o nome da falésia. Com o passar do tempo e o convívio com escaladores praticantes dessa modalidade, passei a entender e respeitar essa maneira de subir as preda tudo, que envolve muita responsabilidade e auto conhecimento e acabei criando fascínio por essa falésia que até então para mim era um mito.


Ao chegar Guilherme e Pedro foram direto ao que interessa e fizeram a trilha ao cume da falésia para montar os devidos top-rope's. Pedro desceu pela "O Rio de Janeiro continua lindo" e Guilherme pela "Satisfação". A primeira impressão foi a melhor possível, entrei de top-rope na via "Satisfação" 6sup, E5/E6 conquistada por Luiz Cláudio "Ralf" Cortes e Fernando Vieira. Na descida já instalei as devidas proteções compostas por dois friends e um nut e me preparava para guiá-la quando Pedro resolveu entrar para aquecer de top-rope e aproveitou e instalou mais um friend pequeno.



Via incrível com começo delicado e técnico e final mais atlético com agarras sólidas. O clima do ambiente era favorável, com alto astral garantido pelos companheiros e ameno pela temperatura tornou o local um templo diante de nós.



Assim que desci, Grilo se preparou para guiá-la também. Ele contou que esteve há alguns anos ali para guiar a mesma via e acabou não acontecendo. Com a frustração daquele dia deixada de lado e de carona na atmosfera que o ambiente proporcionava, Grilo maestralmente guiou e encadenou a via "Satisfação".



Com o joelho recém lesionado após a última visita a Gruta de Passa Vinte que fizemos, Pedro sabiamente optou por poupar-se. Escalou de top-rope as duas vias e tirou algumas fotos, além disso, nessa falésia resta apenas uma via para ele e é exatamente a mais exigente: "O Rio de Janeiro continua lindo".

No meio do dia, após fazer a cabeça na "Satisfação", resolvemos entrar de top-rope na "O Rio de Janeiro continua lindo". Depois de escalar a via e calcular uma maneira de não morrer em caso de queda, fiquei muito empolgado em equipá-la para guiar, mas durante a entrada do Grilo na via o sol já impossibilitava qualquer tentativa sã para aquele dia. Devido a parte técnica final, e mais exposta, a via se torna muito perigosa diante do intenso calor do sol que pode tornar a diversão em problema. E como essa modalidade de subir preda exige mais atributos e habilidades do que simplesmente apertar a preda e fazer força, foi decisão unânime que recolhêssemos nosso banquinho e saíssemos de fininho deixando essa para a próxima visita.


Fotos: Guilherme Taboada "Grilo"
www.riophotoclimb.blogspot.com

Por Bernardo Biê

5 comentários:

  1. ô Bernardo, que legal massa hein! Nunca tinha ouvido falar.
    Acho muito arrojado misturar a dificuldade da esportiva com o comprometimento da tradicional. Aqui no Paraná temos um setor inteiro de escaladas desse tipo. O Edmilson Padilha e o Valdesir Machado escalaram muito lá pra evoluir e poder escalar tudo o que fizeram em Chaltén.
    Parabéns pelas escaladas e pelo Blog, abs.

    ResponderExcluir
  2. Fala Pedro!!!
    Então, olha que lugar incrível que temos logo aqui. Bom saber que existem mais lugares com essa proposta para aqueles que como eu estão começando a se aventurar nesse estilo de escalada.
    Obrigado pelos votos. Dei uma passada lá no seu blog e tem coisas bem interessantes também, aproveito e deixo o meu parabéns pelo seu trabalho.

    Um grande abraço a todos os loucos de preda, que sei que são muitos pois tenho visto por ai!

    Namaste

    ResponderExcluir
  3. Ai cara, queria pedir a sua permissão em reproduzir seu texto e fotos no site altamontanha.com. Temos um espaço destinado à relatos e acho que seria muito legal divulgar este pico lá. Posso?

    ResponderExcluir
  4. Então Pedro, considere-se autorizado a reproduzir qualquer texto e foto que for postado aqui. Com os devidos créditos, é claro. Para não haver problemas com os autores, visto que nem todos os textos e nem todas as fotos são de minha autoria.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Claro, tomarei estes cuidados. Bom, acho que ficará mais fácil a gente se comunicar por email. o meu é pedro@gentedemontanha.com

    ResponderExcluir