sexta-feira, 9 de abril de 2010

Trip para Gruta da 3ª Légua e arredores

Nesse último feriado que foi comemorado a Ressurreição de Cristo - mas conhecido como Semana Santa ou Páscoa - aproveitamos a folga para uma breve visita a picos localizados na região da Serra Gaúcha.

O grupo foi formado pelos fanáticos; Thiago Antonelli, Rafael Weksler e Bernardo "Biê". Recentemente de volta ao país depois de longo período morando na Espanha, tivemos como "guia" o louco de preda Caio "Granola", que foi quem nos apresentou os melhores lugares da região.

Em apenas 3 dias e algumas horas, pudemos conhecer lugares incríveis como: Gruta da 3ª Légua, Cotiporã e Salto Ventoso.

Gruta da 3ª Légua

Thiago Antonelli na via "O Herege"

Já tinha visto imagens do lugar, mas mesmo assim não sabia o que esperar. Ficamos todos excitados com o que encontramos, imediatamente começamos a escalar freneticamente desde que chegamos (16h) até o anoitecer. Como não havia muito tempo para adaptação, fomos direto ao que interessava e depois de aquecer em vias menos difíceis resolvemos provar alguma via que passasse pelo incrível teto que caracteriza a escalada no local. O resultado foi que esmerilhamos logo de cara.

Rafael Weksler na via "Apocalipse"

No dia seguinte - apesar de estarmos todos doloridos devido a esmirilhação do dia anterior - foi possível escalar o dia inteiro, e ai sim, sentimos o "peso" do corpo pendurado no tetão. Ai a diversão começou e se estendeu até a escuridão do cair da noite. Depois de muito fazer força e dar boas risadas com as pérolas que nosso amigo Rafael "Bebezão" Weksler (Bebezão para os íntimos) soltava entre uma tentativa e outra, além de fazer novas amizades com os escaladores locais, nossa primeira visita a Gruta chegava ao fim.

Cotiporã

Bernardo "Biê" na via "Eclipse"

No dia seguinte o plano era partir para Cotiporã, lugar relativamente "novo". Foi possível perceber isso logo nas primeiras vias que entramos, pois estavam praticamente desmontando. O lugar é muito bonito, mas ainda conta com poucas vias prontas para serem escaladas, sendo as que entramos muito boas. Apesar disso vale muito a visita, principalmente por ser menos frequentado e mais tranquilo. Tivemos alguns passatempos um tanto conturbados, como ter trancado a chave do carro dentro e esquecido costura na penúltima proteção de uma das vias que equipamos, mas no final deu tudo certo e pudemos comemorar com um jantar tipicamente Italiano, preparado por descedentes locais.

Salto Ventoso

Panorama do setor principal

Último dia de trip tivemos uma divisão na equipe, Thiago Antonelli e Rafael Weksler resolveram voltar para o RJ e a outra dupla seguiu com o planejado. Partimos eu e Caio para Salto Ventoso pela manhã. Depois de ficarmos perdidos por algum tempo finalmente chegamos no pico ao meio dia. Particularmente foi o lugar mais psicodélico que já conheci no Brasil, apesar de conhecer quase nada dos vastos limites Tupiniquins, fiquei encantado com a atmosfera e a energia do lugar, sem contar o visual. Escalamos numa profunda egrégora de paz e como estávamos em dupla, pudemos escalar bastante em pouco tempo.

De lá voltamos para Porto Alegre onde voaria até o Rio de Janeiro na manhã seguinte. Sem saber o que havia acontecido na Cidade Maravilhosa, de alguma forma cheguei em casa são, salvo e seco.

Queria agradecer os escaladores locais que nos receberam com muita humildade e afeição, passando muita positividade a cada tentativa da galera nas vias, além dos betas precisos!

Grande abraço a todos e boas escaladas sempre!

Fotos: Bernardo "Biê", Thiago Antonelli, Rafael Weksler e Caio "Granola".


Por Bernardo Biê

2 comentários:

  1. bie, parabes pelas belas fotos!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Cabelo...deve ter ficado bom msm, pra ter um comentário favorável de alguém que conhece da coisa!

    ResponderExcluir