sexta-feira, 19 de março de 2010

"Transamazônica sem fim".

Em conversa com Lucas depois da primeira ascensão da via "Transamazônica sem fim", o escalador comenta um pouco acerca da via, de seus projetos futuros e da escalada esportiva nacional.


Transamazônica Sem Fim, 11a from Pedro Stabile on Vimeo.




Tudo surgiu quando começamos a mandar as mais difíceis e assim sobrando somente coisa muito difícil como "coquetel" , "carta na manga" e outras... Assim, como de costume todas as pessoas que mandam a "História sem fim" passam para o "coquetel" e eu não queria cair no "mesmismo" e assim começei a procurar algum projeto que me motivasse a ponto de realmente "entrar numa" e concluir tal novidade... Provei varias vias , realizamos a grampeação de um link incrível que é o "Fim da ziquizira sem fim" mas oque mais me chamou a atenção foi o link da "Transamazônica" com o "História". A via é totalmente meu estilo, resistência, longa e com passadas muito interessantes. A via na verdade é uma travessia que percorre quase toda a falésia... sobe, desce,sobe novamente... uma viajem... muito motivante!!!

A via começa com um "7b+ Ponte aérea" , a verdade absoluta é que apartir dai sim começa a via... A primeira parte são reglets bons e agarras grandes, depois um descanso bom e apartir dai começa o ritmo real da via; entrando no "Migalhas" os reglets diminuem e passa-se pelo crux (a mesa) finalizando em uma agarra boa, até ai o "8a Transamazônica". Antes eu tambem achava até esta parte 8a+ mas é 8a mesmo...Depois vem o "novo" ,o link entre as vias que é uma desescalada para a esquerda que começa com agarras médias , 5 movimentos medios de força e depois o crux com 3 movimentos e mais 4 até o começo do "história ",depois um descanso mas não tão bom. Com invertidas, reglets e um abaolado a parte que necessita mais disposição se demonstra dura na cadena, a sequência do fim do "historia". O fim desta parte são apenas agarras grandes mas que derrubam na sequência. Caí uma vez a 3 agarras do fim da via por não conseguir segurar nada...de perder o tato.

O processo foi longo pois não haviam movimentos concretos no link e tivemos de batalhar muito até que veio o Moleza do Sul e mostrou outra maneira de fazer , mais fácil, porém um pouco instável pois se segura um batente meio sem pega...E fui com calma pegando o tempo da via, sequência e velocidade. Não sabia aonde descansar bem para ter a força de executar o crux. Não havia outras pessoas tentando e foi dificil encaixar tudo. Um verdadeiro quebra-cabeças... Tempo , força, velocidade e ritmo.


As condições não foram as melhores. Dei a entrada às 6 da tarde e ainda assim não estava bom.Condições psicológicas eu tinha se falando em como iria equipar e costurar, não é uma seqüência convencional de proteção, pula-se muitas e quase todas são longas. Encarei isso da melhor maneira mas nunca tinha feito um via assim, com essa extensão e dificuldade.

Graduei a mesma em 8C por comparar com a "Mr.Bill e Massa crítica" e outras mais...por serem longas . Também vale lembrar que a parede do projeto é negativa, necessitando uma força que nunca tive em toda minha história de escalada. O esquema de proteções utilizadas e tamanhos influenciaram muito também; a "paz nos mundos" e esta so foram possíveis graças ao estilo de proteção
.

Acho também que um clima de temporada pode fazer com que a via sofra uma possível diminuição do grau para 8b+ ou menos. Acho tudo possível e não tenho a intenção de defender este grau, é apenas uma proposta sem ter experiência em 8Cs...

O Campo Escola 2000 é um local futurista e tem muito a ensinar a todos, por isso tem o nome que tem, rs... Incrível !!!!!!!...São movimentos misturados com a negatividade do local e resistência. Provavelmente exista outras vias de 8c ou mais por lá...As gerações futuras terão outros parâmetros e exemplos de dificuldade.


Sobre treinos ,comecei a duas semanas um treino com peso de 2 kgs e foi bom, meio chato mais tudo bem...tenho um muro em casa a uns 7 meses. Acho que ter força é importante mas não significa nada.

Curso Arquitetura e Urbanismo e neste ano faço meu projeto de Conclusão. Quero me dedicar a faculdade para me formar bem. Na escalada quero me dedicar a alguns projetos de parede como a "Conciência Negra" no pico dos 4, abrir vias em algumas áreas novas e fluindo vou me dedicando aos poucos para deixar algo de bom para o Rio de Janeiro. Vivo aqui a pouco tempo mas me considero como se vivesse aqui por muitos e anos...depois devo viajar pelo Brasil à procura de algo muito especial no ano de 2011/12.

Sobre a vida...Depois que conheci a escalada minha vida mudou e pude perceber várias coisas que não poderia perceber antes. Uma viajem muito pessoal. Quero dizer tambem que escalada liberta e alimenta. Seria impossível descrever em palavras o que a escalada significa em minha vida...Bons ventos a todos e VENGABICHO!!!!!!





3 comentários:

  1. Parabéns galera... bom ver que o blog não "desativou"! Mais do que isso, que vcs tão ativadíssimos hhehe
    Que venha a temporada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. aaaahhhhh Jamaiquinha cabuloso!!!! boa filho!!! tu é muito forte.. .parabens

    "Depois que conheci a escalada minha vida mudou e pude perceber várias coisas que não poderia perceber antes. Uma viajem muito pessoal. Quero dizer tambem que escalada liberta e alimenta."

    divido a mesma idéia! Grande abraço mlk!

    ResponderExcluir
  3. Enton parabéns! Valeu mlk bota pra cima!!!!!

    ResponderExcluir