sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

E mais ascensão no Rio 40°

Mais uma vez, a falésia da Barrinha é a salvação para os escaladores que gostam de praticar a escalada esportiva e para aqueles que apenas querem fugir do calor insuportável que atinge a cidade chegando a mais de 40° hoje. Com forte rajadas de vento e sombra praticamente o dia todo, a Barrinha tem sido a opção escolhida pela maioria dos escaladores para esse verão. A dica é chegar no meio da tarde e se refrescar na pequena cachoeira (agora parece mais uma bica) conhecida como "cachoeira da Pedra da Gávea", aguardar o fim de tarde e começar a escalar por volta das 17h, como têm sido feito pelos escaladores da região. Quem dá a dica é o escalador carioca Márcio Bertuci - o Marcinho - que a minutos atrás acaba de conseguir a ascensão da via "Mister Bill", um dos clássicos da falésia.

Uma via bem específica de movimentos explosivos em regletes pequenos e machuquentos com descansos tensos em agarras invertidas, lance dinâmico e um final de continuidade em agarras ainda ruins. A "Bill", como é conhecida, foi o primeiro 8b+ (fr) ou 10c (br) aberto na falésia, que ainda conta com mais duas vias nesse patamar de graduação - "Massa Crítica" e "Guerra dos Mundos" - todos considerados limiar entre 8b+ e 8c (10c e 11a), sendo a falésia que concentra o maior número de vias de décimo grau no País num total de 8 até o momento (sem contar variações e extensões - o que daria mais de 10).

Marcinho acaba de enviar a notícia por SMS, sabendo que todos os amigos estavam torcendo para que isso acontecesse, já que esse era seu projeto no momento. Com a ascensão da via, o escalador é mais um do seleto grupo que está prestes a concluir todas as vias do local.

Pelo que tudo indica, ainda teremos mais notícias de ascensões como essa até o começo oficial da temporada de escalada do ano de 2010.

Parabéns ao escalador pela merecida conquista e que essa seja a porta aberta para muitas outras realizações.

Grande abraço e boas escaladas.


Por Bernardo Biê

Nenhum comentário:

Postar um comentário