quarta-feira, 8 de agosto de 2012

"Montanhistas" por Montanhistas - Episódio 3


Um dos preferidos da maioria das pessoas, o terceiro episódio do programa "Montanhistas" trouxe em destaque as modalidades consideradas novas no montanhismo. Praticado constantemente em outros países, o Highline e o B.A.S.E. jump são atividades pouco praticadas no Brasil.

Nesse episódio foi mostrado o Highline da Pedra da Gávea de forma espetacular, com imagens aéreas de tirar o fôlego num dos cenários mais belos da cidade maravilhosa. Depois de montar o Highline com o próprio conquistador, Hugo Langel, que é um dos pioneiros da atividade no país, fiz questão de ser o primeiro a experimentar o brinquedo. Já tive a oportunidade de montar e andar outros highlines, inclusive com o Hugo, mas esse foi especial porque consegui atravessar nas primeiras tentativas. Depois de ouvir algumas dicas do Hugo sobre como "quebrar o gelo" e como se adaptar rapidamente a falta de referência espacial que o vazio abaixo e ao redor nos traz, comecei a dar alguns passos e logo senti a necessidade de descobrir como me comportar em caso de queda. Comecei a me distanciar do ponto de partida e senti que seria possível atravessar naquela primeira tentativa, porém ainda não desapegado do instinto de sobrevivência optei por cair propositalmente e então colocar em pratica os procedimentos de queda.

Bernardo Biê no Highline da Pedra da Gávea - foto: Divulgação Canal Off

Retornando ao ponto inicial da fita totalmente convicto e confiante de que nada mais poderia me deter, comecei novamente a andar em direção ao sucesso e só parei quando já não havia mais fita para andar. Foi emocionante chegar ao final tendo total controle dos sentimentos, pensamentos e principalmente do constante diálogo interno traçado entre a vontade de concluir e a necessidade de preservação do organismo em desistir. Depois que atravessei a primeira vez, o resto foi só diversão e já não queria mais sair da fita.

Em seguida, Hugo deu um show à parte mostrando toda sua experiência e habilidade conquistada em alguns anos de pratica, além da nítida intimidade com aquele highline em especial. As imagens falam por si!

Hugo Langel no Highline da Pedra da Gávea - foto: Divulgação Canal Off

O sol estava a pino e o calor era grande naquele momento. Apesar do desgaste e da desidratação, o maior desafio ainda estava por vir. Enquanto me exauria de andar no highline, Hugo se preparava para saltar da cabeça do imperador (como é conhecido o topo da Pedra da Gávea) com seu paraquédas e vestindo o traje conhecido como wingsuite (roupa com asas). Um salto espetacular e um vôo panorâmico com duração de aproximadamente 45 segundos em direção a praia de São Conrado, algo realmente extremo dentro das modalidades do montanhismo. E assim, a equipe do "Montanhistas" fechou com chave de ouro nossa expedição a essa montanha incrível, mística e majestosa.

Hugo Langel pronto para saltar da Pedra da Gávea - foto: Camila Salles

Inevitavelmente não poderia deixar de agradecer a participação da Adriana Moura e principalmente do nosso amigo Bernardo Cruz, o Nado, pela aula de perseverança e garra.

Já está disponível no site do Canal Off a chamada do próximo episódio na via Urbanóides, Morro do Cantagalo.

http://canaloff.globo.com/programas/montanhistas/videos/2070870.html



 Por Bernardo Biê




Nenhum comentário:

Postar um comentário