sábado, 13 de outubro de 2012

Episódio 9 do ¨Montanhistas¨Canal Off - Torres de Bonsucesso



No episódio nove, fomos fazer uma aventura diferente. Ainda na região serrana do Rio de Janeiro, o destino foram as imponentes Torres de Bonsucesso cituadas na cidade de Bonsucesso.
 

Apesar de ser uma região muito conhecida pelas difíceis escaladas nas imensas torres de granito, a missão dessa vez era outra. O intuito era acompanhar o Hugo em um salto de wingsuite e a possível abertura de um novo local para saltar de basejump do cume da torre central.
 
Hugo Langel  saltando de basejump do cume da Torre Central - foto: Canal Off.

Iniciamos a bela caminhada que segue um longo trecho sob a mata fechada até alcançar a crista da montanha. Caminhamos devagar, com mochilas pesadas e toda estrutura necessária para ficar seguro e abrigado em caso de uma virada no clima - algo bem comum na região, apesar da previsão ser otimista naquela ocasião.

Bernardo Biê e Hugo Langel nas Torres de Bonsucesso - foto: Canal Off.

Ao alcançar a crista da montanha já era possível vislumbrar a maravilhosa vista que a região oferece. Devido a altura que estávamos podíamos ver grande parte das montanhas ao redor da cidade, que fica num grande vale. Podia ver as nuvens brancas se formando de um lado e outras bem cinzas sendo carregadas para o outro, como se fosse uma linha de produção.

Logo que chegamos no topo, deixamos nossas mochilas pesadas debaixo de uma pedra e seguimos alguns metros acima onde se encontra o cume da torre central. Lá deslumbramos um pouco a vista e percebemos que em pouco tempo a chuva iria cair onde estávamos. E não deu outra. Fomos forçados a descer debaixo de chuva e retornar no dia seguinte.

Acordamos bem cedo e a chuva parecia ter cessado durante a noite. Subimos novamente, mas dessa vez com menos peso fomos mais ágeis e logo alcançamos o cume. Segundo o Hugo estava perfeito para o salto de wingsuite, o vento não era forte e as condições estavam favoráveis. Começamos a nos preparar, armamos um rapel até o local do salto e rapidamente ele já estava trajado para a festa vestindo sua roupa de gala, impecavelmente inquieto e adrenado pelo fato de estar diante do abismo de 600 metros de altura.

Hugo Langel e Bernardo BIê nas Torres de Bonsucesso - foto:Canal Off.

Trocamos algumas palavras de incentivo, nos despedimos e: - iaba daba du...lá foi ele mais uma vez. Alucinante é o mínimo que pode ser descrito por quem fica lá em cima vendo o ponto preto rasgando o céu por algumas dezenas de segundos, até se tornar uma pluma levitante deslizando com segurança em direção ao solo. É tão adrenante que é um alívio ver o paraquedas funcionando como o esperado.

Apesar de tudo ter dado certo ainda não havia acabado. Descemos ainda de dia para descansar e retornar durante a madrugada aproveitando a calmaria da manhã, que costuma ter menos vento. Fizemos a trilha ainda a noite e aproveitamos para tirar um cochilo antes do Hugo realizar o salto inédito do cume principal da torre central. Assim que o sol saiu, arrumamos tudo e o Hugo já começou a medir os passos para o lançamento. Em 3 segundos ele começou a correr e se lançou no abismo. Diante de um lindo nascer do sol a aventura terminava ali. Agora era descer a trilha com todo o equipamento e chegar são e salvo em casa, pronto para a próxima aventura.




Por Bernardo Biê

Nenhum comentário:

Postar um comentário