domingo, 21 de outubro de 2012

Episódio 11 ¨Montanhistas¨ Canal Off - Irmão Menor do Leblon


No episódio 11 do programa Montanhistas pelo Canal Off, escalamos uma das montanhas que ainda não tinha a oportunidade de escalar e a que mais gostaria de conhecer dentro da cidade do Rio de Janeiro - o Irmão Menor do Leblon.

Os Dois Irmãos do Leblon são duas montanhas quase que coladas uma na outra, como o nome sugere a maior delas é conhecida como Irmão Maior e a menor delas seria o Irmão Menor.


Bernardo Biê na via "Marizel" no Irmão Menor do Leblon - foto: Divulgação Canal Off.

Ficamos em dúvida quanto a via que seria escalada, já que o dia estava muito atípico para a época do ano com sol forte, pouco vento e muito calor. A princípio qualquer via que resolvêssemos escalar naquele dia seria desconfortável, então optamos pela via ¨Marizel¨, uma linha bonita e pouco exigente fisicamente.

Começamos a trilha numa suadeira danada. Não soprava uma única brisa, o ar estava estático e quente. Apesar do calor, chegamos na base da via com bastante motivação para alcançar o cume. O Hugo ficou com a primeira enfiada, eu com a segunda e assim subimos em direção ao topo da montanha.


Bernardo Biê na via "Marizel" no Irmão Menor do Leblon - foto: Divulgação Canal Off.

Uma via realmente bem legal de escalar, com lances iniciais em uma parede preta onde as agarras pareciam bem quebradiças, passando por domínios de platôs entre partes mais verticais. Em geral é uma via mais prazerosa de escalar do que realmente uma aventura, mas que reune características bem interessantes, dentre elas o maravilhoso visual de um ponto estratégico da cidade.

Em pouco tempo ganhamos altura na parede, quase chegando ao ponto onde nos daríamos por satisfeitos (pelo fato de talvez não alcançar o cume devido), o tempo subitamente começou a virar. Muitas nuvens começaram a chegar por de trás da montanha mudando drasticamente a paisagem . O vento começou a
soprar forte de sudoeste e decidimos que seria melhor descer antes da chuva cair e molhar todo o equipamento de filmagem.

No fim conseguimos descer com segurança e ainda secos, mas em pouco tempo a chuva caiu com força confirmando que nossa intuição estava certa.

http://canaloff.globo.com/programas/montanhistas/videos/2160092.html

Por Bernardo Biê s s

2 comentários:

  1. Olá Bernardo Biê! Meu nome é Fabricio Cesar, tenho 45 anos, moro em Camacã - sul da Bahia e acompanho seu programa na Sky escalando junto com o Hugo Langel. Fico maravilhado com suas aventuras porque eu mesmo gostaria de escalar mas minha primeira tentativa foi um fracasso total. Tentamos subir a Serra das Três Pontas no município de Itarantim - BA e nos perdemos completamente, tivemos que dormir na mata, sem o menor preparo para isto. Na época eu tinha apenas 17 anos e fiquei muito chateado com o insucesso. Sempre quis voltar e tentar novamente mas em 1993 tive um grave acidente de carro que me trouxe uma grave lesão permanente no quadril. Hoje ando com certa dificuldade e nunca mais poderei subir aquela pedra novamente. Tenho fotos daquela tentativa que guardo com carinho. Depois que conheci seu trabalho com o Hugo uma luz se acendeu. Pensei que voces poderiam realizar meu sonho escalando a Serra das Três Pontas e colocar esta aventura em um dos seus programas. Seria muito legal para mim e meus dois primos que se perderam comigo naquela mata. Aguardo sua resposta. Meu email é castelinhoadezmil@hotmail.com. Tentei contato por aqui porque não achei outro caminho. Espero que vc responda. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabrício, respondi seu email. Agradeço de coração seu incentivo. São essas energias que nos movem! Com certeza você também é um montanhista. Abração. Bernardo Biê

    ResponderExcluir