sábado, 28 de julho de 2012

"Montanhistas" por montanhistas - Canal OFF

Está no ar o programa "Montanhistas" pelo Canal Off da Globosat. Todas as quartas feiras as 21h episódios inéditos, e ao longo da semana reprise em horários alternativos (mais infos na página do programa no site do Canal Off).

Ao longo das apresentações inéditas (às quartas 21h), tentarei postar aqui no blog um pouco da experiência que é estar participando dessa produção e se possível sobre cada um dos episódios que estão indo ao ar.

Desde já quero deixar registrado aqui meu humilde agradecimento ao meu amigo Hugo Langel pelo convite e por todo incentivo desde quando comecei a escalar, ao nosso amigo e peça fundamental da engrenagem Pedro Henrique Soares (Pedrinho de Friburgo, também conhecido como "parangolé") por dar aula de escalada cada vez que sobe na pedra para posicionar nosso cameraman, ao nosso querido diretor, cameraman, audioman e faz tudo da estrela: Seblen Montovani (o famoso "Sblen") - virei seu fã - ao boulderman nosso editor Caio Gomes que tá fazendo um trabalho incrível. Não menos importantes, a equipe da Ciranda Filmes : Andrea, Mila, Carol, Greg, Daniel, Franscisco, Caio, Thiago, Eliot...e a toda equipe do Canal Off que tá tirando onda com produções nacionais de alto nível, investindo e acreditando em quem vive o esporte a flor da pele no Brasil, e o principal, motivando todo mundo a fazer acontecer.

Biê, Seblen, Pedrinho e Hugo no cume do Pico Maior de Salinas - foto: Seblen Montovani

No primeiro episódio do programa escalamos a via do Totem no Pão de Açucar, via que tive a oportunidade de escalar com o Daniel Peixoto (Daniel Fen) em outubro de 2010, escalada que relatei na época e pode ser conferida aqui.

Essa é uma das vias mais clássicas e exigentes do Pão de Açúcar, segue um estilo bem moderno que tem como principal característica a negatividade da parede do início ao fim. Conquistada na década de 70 pelos nosso ídolos da escalada brasileira, a via do Totem permite que o desafio e a segurança caminhem lado a lado, tornando a escalada muito prazerosa (nos dias mais frescos principalmente).

Com o sol de rachar a cuca, as imagens ficaram maravilhosas, mas a equipe se desgastou demais no tempo que passou gravando a via. Confesso que no final do dia estávamos todos exaustos. Depois de ver a reação da galera (+ de 50) assistindo junto, no muro Evolução, vimos que todo o esforço valeu cada momento e que o montanhismo estava sendo bem representado.

Hugo e Biê nas Torres de Bonsucesso - foto: Seblen Montovani

No segundo episódio do programa escalamos a via Travessia dos Olhos na Pedra da Gávea, junto com nossa amiga Adriana Moura. Uma via bem diferente da primeira, numa pegada muita mais estética do que de dificuldade, mas nem por isso menos interessante. A via é uma daquelas que todo escalador deveria ter a oportunidade de subir, top 5 da cidade do Rio de Janeiro. Com um visual panorâmico da bela paisagem da Zona Oeste e Zona Sul, até Niterói e as montanhas da serra podiam ser avistadas no horizonte. Apesar de ser uma via muito bem protegida, a linha segue em horizontal e não vertical como a maioria das escaladas, por isso tem a mesma consequência em caso de queda tanto para quem guia quanto para quem participa, foi ai que nossa amiga Adriana teve que sair da zona de conforto e encarar seus limites pessoais, já que não tem muito o costume de guiar a maioria das escaladas que faz.

Biê no Highline da Pedra da Gávea - foto: Seblen Montovani

O terceiro episódio é imperdível. O preferido da maioria das pessoas. Também na Pedra da Gávea, só que dessa vez não estaremos mostrando o montanhismo sobre o prisma da escalada, mas sim com modalidades modernas e arrojadas. Um dos Highlines mais bonitos do mundo e um dos saltos mais exigentes de B.A.S.E. jump Wingsuite. Realmente de tirar o fôlego. Não percam!

Montanhistas - Quartas às 21h no Canal Off.



Por Bernardo Biê




Um comentário:

  1. O dia estava perfeito!
    Podemos dizer que o Rio de Janeiro estava aos "nossos pés" !! Visual incrível !

    ResponderExcluir