terça-feira, 14 de abril de 2009

Velhas Novidades

Atrás de autorização para manutenção de algumas vias, pude trocar uma rápida idéia com o escalador Ricardo Zugliani (gente finíssima por sinal), que junto com outros, conquistou várias vias pelo estado do RJ incluindo a falésia da Asa Delta, muitas delas em lugares pouquíssimo frequentados como a própria "Asa Delta" se encontra nos dias de hoje. Para minha surpresa descobri que existem diversas falésias literalmente "em baixo do meu nariz" e a maioria delas contam com características, digamos, atípicas. Até então muitas vias sem ascensão e projetos futuristas que aguardam confirmação de graduação e principalmente magnésio em suas agarras.

São falésias localizadas a beira mar e que, provavelmente, estão precisando de manutenção devido a oxidação que é causada pela salobridade do ambiente em proteções não inoxidáveis. Algumas delas já tinha ouvido falar, como a própria "Falésia fantasma" e seu impressionante projeto de 22 proteções, como também a falésia de São Conrado que sempre passei perto mas nunca desconfiei que existia algo assim ali. Entre outras.

São alguns dos lugares que em breve estarei visitando e, quem sabe, deixando novamente "magnetizada" com marcas brancas nas agarras.

Segue algumas fotos e informações enviadas e cedidas gentilmente pelo próprio Ricardo Zugliani para que demais escaladores tomem partido desses lugares incríveis e que a tanto tempo estão esquecidos. Escalada nova para abrir novos horizontes por pespectivas diferentes, motivando cada vez mais a galera fissurada das predas.


Falésia de São Conrado, canto direito da praia de São Conrado mais conhecido como "Pepino" 


Croqui e anotações dos conquistadores da falésia de São conrado


Falésia Fantasma, Paineiras-RJ


Informações dos conquistadores sobre da Falésia Fantasma 


Croqui e anotações dos conquistadores sobre a Falésia Fantasma


Falésia Êxtase, no costão da Av. Niemayer que liga o Leblon a São Conrado

Descrição e informações dos conquistadores sobre a falésia Êxtase

Croqui dos conquistadores da falésia Êxtase


Falésia Dona Marta

Informações e croqui dos conquistdores da falésia Dona Marta

Fotos e informações: Arquivo pessoal de Ricardo Zugliani e Marcelo "Pedal Verde".

Por Bernardo Biê






Nenhum comentário:

Postar um comentário