terça-feira, 15 de setembro de 2009

Atalho do Diabo

Conforme anunciado em postagem anterior, segue matéria enviada pelo louco de preda Lucas Marques a cerca de sua aventura na face sul do Corcovado em companhia do escalador Daniel Araujo.

“Escalada em livre de alta dificuldade técnica. A graduação das enfiadas na ordem em que aparece é VI sup , IXc , VIIa , VIsup , VIIIc , VIIc , VIIIc. Em pelo menos 3 enfiadas é necessário o uso de equipo móvel...” já diria o Guia da Floresta da Tijuca.
Mas na minha opinião a via é um pouco mais“hard” do que isso!!!!No mínimo uma letra a mais em algumas enfiadas... Seria natural dizer, VIIa , Xa , VIIa , VIIa , IXa , XIIc/XIIIa e IXa. Tudo na sequência fica dificil imaginar pois não é apenas de graduação em que eu me refiro ,a parede é imponente e quando voce chega la é tudo àvista ...e sujo.. sem nenhuma marca de maguinezio... .....filho é osso!!!!!!!!..... Fazendo em 2 dias é bem factível porém quebra um pouco o rítmo e sequência natural da via.
Chegamos às 6 da matina , dia dos Pais...Depois de dormir pouco e mal por causa da pré-energia de escalar tal paredão ; a trilha aparece de forma incrível mostrando seu caminho como nunca, sem “fitas de plástico” para marcação a rota já me parecia mais limpa. Após 1hr chegamos na base sem pressa e na confiança de que tudo daria certo já que a primeira meta seria alcançar o tal “platô” de bivak... Antes de começar a escalada refletindo me lembrei de alguns “laçadores de grampos” ... olhando para o lado vejo uma espada... ela me olha e diz:_ Venga! ,,,.. vamos!!!!! ..... Era o começo;;;; ,,, hora de subir....”

Cume do Pão de Açucar visto da via "Atalho do Diabo"
,,,,,,,,,,Primeira enfiada“Debaixo vc olha e diz... haahha vou sair correndo... mais não e assim, bem lisa a aderência faz com que o escalador tenha muita técnica e sagacidade nos movimentos... não e bom cair....depois um domínio estranho,q dá o grau da enfiada...... clássica!”
,,,,,,,,,Segunda ,,,,, o CrUx esportivo,,,, Começo em fenda meio endiedrada , com direito a tesouras e marimbondos !!!, muito boa essa parte!!!!.exigindo técnica e conexão com as “seringas Voadoras” você vai subindo até parte de grampos e ai começa a sequência , cerca de 10 movs .... V10..? V9 ? não sei mas parece... é osso... dependendo das condições fica impossivel...essa parte fica bem ao lado de uma chaminé bem humida.....ossoooomorrrrr........
,,,,,,,,,Terceira,,,,, “ Daniel sai guiando em agarras diferentes do normal , línguas e movimentos psicodélicos vao dando cara para esta enfiada... , a sensação altura começa a aparecer ....somado com o final técnico em aderência... dimais... apartir daí já se começa a sentir a via... mas tudo bem... vamos q vamos,,,,,”
,,,,,,,,,,Quarta,,,,,,,,,“ Daniel novamente, o presente.... quase toda em móvel , com direito a um matagal à “off-width” famosa “fissura de corpo”....
,,,,,,,,,,,Quinta,,, a mais esperada enfiada.... ,,,,, o CrUx Tecnic....“ Muitos são eles os que vêm debaixo e param aos pés desta enfiada..... muitos.... Como eu já havia me precavido com a minha espada, estava confiante , porém preocupado pois nunca tinha passado desta e seria estilo àvista os movimentos, ou seja.. oque for..estribadas, espadadas... valia tudo...naturalmente falando.
Surfando em estribadas “psicas” vou chegando perto de cada grampo e lutando com a espada de apenas 1 metro e pouco.....alguns movs saiam e muitos não.... naquele momento botar pra jogo era questão de economia energética, tínhamos apenas 1 hora para chegar ao platô e seria impossível para a minha pessoa fazer aquela enfiada anoite.
Com o tempo vamos ganhando espaço na via e respeito dos que ali guardam aquele pedaço intocável de predassss..... No final alguns movimentos obrigatórios e um vôo emocionante!!!!!..uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.!!!!!!!!!!!..,,,,,,,,,Passando por algumas agarras tive um “DEJAVOU” e ficou aquela sensação de já ter caminhado por alí...fiquei em transe por alguns minuntos ao ver que tudo aquilo acontecia e tínhamos alcançado nosso objetivo!!!!
UHuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!! DORMIRR NA PAREDE!!!!!!!!!!!! YEAHHHHHHHHH!!!!!!
Tudo se tranqüiliza... ao som do Bob vamos observando a noite chegar,, um vento frio meio de sul bate. Em minutos recebo uma mensagem dizendo: _Virou d sul jah!!! Frente-fria entrando e naquele momento a ultima coisa que queríamos era descer e decidimos ficar,, Hasta la muerteeee Titannnn!!!! .......... .“
,,,,,,,,,,,,Sexta,,,, Um novo dia,,,,,O presente maior!!!!!!!Dormir no platô foi uma viajem,,, todo momento “escorregando” para baixo e acordando ao meio das nuvens ...parecia que iríamos ter de rapelar em alguns momentos mais estávamos bêbados de sono.....Depois de acordar mais algumas vezes o tempo se mostra mais tranquilo e um dia clássico de escalada toma forma... o vento frio... a pedra seca... motivação total!!!! Neste momento tive em minha mente o presente verdadeiro que era estar ali ,concretizando e saborendo a dádiva de poder viver escalando nas montanhas do Rio de Janeiro..... Que Deus Proteja estas montanhas!!!!!!!! O sol nascendo,,,, O presente Maior!!!!!!!!
Tudo pronto e agora uma parede laranja, linda.. incrível...!!!!!!!!! Não existem palavras para esta enfiada.... talvez um dos melhores pedaços de “predas” que já tive a oportunidade de escalar.......
,,,,,,,,,,,,Sétima,,,, A última!!!!!!! Sair por cima ou rapelar tudo!?!? Com tempo de sobra tínhamos a tranquilidade de saber que mesmo não conseguindo fazer a enfiada haveria tempo para rapelar,,, mas essa possibilidade era quase inexistente pois estávamos loucos para fazer o “Cume” e sair por cima... ir no cristo ver o Pai já que no dia anterior era dia dele e tals..... sabe como é ne...... Muito mais factível doque o outro XIIIc da Quinta enfiada esta se apresenta com mais agarras e sua tecnica é bem comum nas paredes do Rio.
De uma a uma vamos subindo e nesta consigo escalar um pouco melhor.....regletes pequenos , pés altos e abaolados,,, movimentos longos..... um dinâmico e pronto....Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Missão cumprida e com jeito vamos terminando o restinho de escalada.. um bloco , um artificial, arvores....

“Agora já no cume aquele momento em transe arrumando os equipamentos ... Pensando na via,,, seus momentos........ ai veio aquela sensação de gratidão por tudo estar bem e estarmos ali naquele momento....Obrigado Senhorrrrr!!!!! Yeahhhhhhhhhhhh!!!!!!
Chegando ao Cristo fomos barrados pois havia um grande evento com o Governador do Rio de janeiro e babilônias........Na verdade havia uma possibilidade de entrar por outra saida da trilha, mas naturalmente foi assim,,,, e que assim seja......o que queríamos verdadeiramente foi dado.......... Foi Loucoooo..........Loucossss de predas...........................”


5 comentários:

  1. de arrepiar.. escalo a pouco tempo mas deu pra sentir oq eh escalar uma via dessas.. animal ! q coragem.. estao de parabens.. abracao

    ResponderExcluir
  2. muleke, parabens pelas belas fotos panoramicas e esse texto q ficou irado!

    ResponderExcluir
  3. Incrível mesmo! Sempre ouvi a galera comentar dessa via, mas nunca de incautos que a tivessem escalado. Que coragem! Se eu mandasse o grau, já estava lá também!
    Mas ainda é muito pro meu bico...então aprecio muito esse texto!
    Animal!
    Beijo e boas escaladas!

    ResponderExcluir
  4. Caraca! Essa é uma das vias mais dificeis do Brasil... Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. nao entendi pq vcs levaram o pedaço de madeira?

    ResponderExcluir