Nesse último final de semana estivemos eu e Lucas "Jah" na promissora Gruta de Passa Vinte, depois de quase 2 anos desde a primeira visita. Muita coisa mudou na Gruta, mas a principal mudança foi a evolução da galera local. Não só em relação a força e ao desempenho na movimentação dos escaladores, mas também na visualização das incríveis linhas das vias.
O potencial do local por si só já é muito motivante, lá nitidamente se encontra o próximo passo da evolução na escalada esportiva nacional, o que motiva ainda mais na preparação para as vias já existentes.
Passamos 5 dias internados na Gruta, dos quais 3 na companhia dos escaladores Juliano Magalhães e Felipe Camargo. Pudemos assistir e registrar de camarote a primeira ascensão da via "Sinairo" por Felipinho, que cotou a via em 8b+/8c (fr) podendo alcançar o patamar do 9° grau francês, o que seria equivalente ao 11c na escala brasileira de graduação, com a nova extensão da via. Também contribuímos na continuação da conquista de 3 vias, uma delas sendo a primeira via a alcançar o topo da falésia.
Detalhes da trip, fotos e vídeos das conquistas e escaladas realizadas nesses 5 dias serão publicados ainda nessa semana aqui no loucos de preda.
Aproveitando para agradecer aos escaladores de Resende e região pelo excelente trabalho de manutenção e conquista das vias na gruta, e pela participação no desenvolvimento da evolução na escalada no Brasil. Além da hospitalidade e fraternidade com que todos sempre nos recebe.
Por Bernado Biê
muito sinairo de mais! parabéns aos loucos!
ResponderExcluirmonstrinho
Valeu Jah e Bie pela força! Estamos juntos! Vcs são bem-vindos sempre! Come on! Grande abraço, Juliano Magalhães
ResponderExcluiroi, vc pode dar as coordenadas de como chegar lá? existe algum croqui das vias p eu ter noção dos graus?
ResponderExcluirObrigada