quinta-feira, 19 de março de 2009

Projetos em vista

Aproveitando que alguns projetos estão tendo suas primeiras ascensões, novos points estão sendo conquistados e novos projetos visualizados, em primeira mão segue a notícia do surgimento de mais um projeto futurista. 

Foi proposto pelo escalador mineiro radicado no Rio, Lucas "Jah" Marques, a união das vias "História sem fim" e "Ziquizira", ambas localizadas na falésia Campo Escola 2000 situada no Parque Nacional da Tijuca.


A união entre as vias foi visualizada na década de 90 quando eram conquistadas e encadenadas as vias mais duras da falésia e que durante muito tempo foram as mais difíceis do País. Segundo um dos conquistadores e um dos melhores escaladores do Brasil, Luiz Cláudio "Pita", a linha teria sido equipada por ele ainda no século passado se não fosse a insistência dos incrédulos em convence-lô de que não seria possível ascender por aquelas agarras deixando então de lado o projeto.

Lucas Maques no link "Ziquizira sem fim"

Quinta-feira passada, dia 19/03/09, cerca de alguns anos depois da visualização por Pita, Lucas terminou de visualizar os movimentos e instalar as proteções. Após algumas investidas chegou ao consenso de que se trata de uma via de extrema dificuldade.

Lucas Marques no crux do link "Ziquizira sem fim"

O escalador explica que da primeira parte (saindo do chão na via "História sem fim") são 2 boulderes fortes, para ainda conectar a segunda parte da "Ziquizira" (cotada em 8a+(fr)) o que pode dar a linha uma  cotação próxima a 8c(fr).

Em entrevista informal, Lucas nos conta um pouco mais sobre o processo de idealização até a conclusão da união entre as vias e suas expectativas a cerca da escalada.
Jah como surgiu a Ideia de começar este projeto?

Primeiramente olá a todos os Loucos de Predas como eu (risos)...Então as primeiras imagens e vislumbres foram a uns 2 anos atrás, quando havia encadenado a "Ziquizira"... estas linhas ja faziam parte de pensamentos em comunhão com os parceiros de escalada. É nítido, você chega e vê o diedro para a esquerda. É perfeito. Na verdade não é um projeto, mas um link entre duas vias que se chama "ZIQUIZIRA SEM FIM". Verdadeiramente uma ziquizira sem fim!
A linha começa na "História sem fim" seguindo o diedro em arco que se forma para a esquerda e conectando a "Ziquizira", no final uma diagonal sem proteção para a direita até a corrente. Ficou muito boa a linha, uma conexão "hard" que faltava para a nova era do campo escola, abrindo também a possibilidade mais futurista ainda "Absinto sem fim" que seria a conexão do "Hitória sem fim" com a "Absinto" essa última ainda projeto....susurreallllll....


Conte um pouco sobre o processo de abertura do link entre essas vias e sua experiência nesse universo.

Para trabalhar (conquistar) pensei em um parceiro que estivesse na "vibe" e logo veio o Biê na fita, fechamos 
parceria e logo começamos num domingo, falésia lotada. Foi foda. Claro que o melhor era trabalhar em um dia de semana mas como ainda não estamos com o apoio da "Petzl", "BD", vai no domingo mesmo. E ai foi aquela beleza, meteoro de parafuso, chapa explodindo e grampo derretendo, nada deu certo e aproveitamos para reflexão.
Voltamos depois na quinta e fizemos tudo, ai fico certinho, perfeito. A conexão está aberta para a comunidade!!!
    
Sobre minhas experiências,não tenho muitas se falando em conquistas, poucas mas especiais.
A primeira, e mais marcante, em parceria com o artista Alexandre "fei" na Serra do Cipo MG. Lembro até hoje de um vento constante que bombava no setor "foda" por todo o dia, somado com a fluidez da conquista e sua exposição deram vida a via "Elemento Ar", que fala por si só, demais, muito boa. Só tenho a agradecer ao amigo, camarada e mestre pela oportunidade. Foi muito loco. Fluiu muito!!!!Obrigado senhor!!! que "VENGA" as conquistas!!!!

Voltando a falar do projeto no Campo Escola 2000, cara, o link da "Ziquizira sem fim" é hard!!!
Putzzzzzz... sabe aquela impressão do primeiro pega e dificuldade extrema, então ta desse jeito a parte do crux. Ainda não isolamos e também nem sei se estou tentando do jeito certo (risos) ... tão osso que seguro numa agarra e não consigo nem me mexer, muito estranho.
Quanto a dificuldade. Hum, não sei hein, vai ai uma ideia: um v10 (boulder saindo do chão "História") + boulder ainda não isolado V10, 11 ou 12 (?) + 10a de via (8a+fr) + burocracia safada que derruba no final indo pra corrente, vai veno, fazendo as contas acho um possível 11a,11b (8c,8c+ francês), só sei que não é dado não. 
Você tem expectativa para a ascensão deste link? Cadena?
Ahahhaha...na verdade ainda me parece impossível, mas sei como a vida é. Hoje uma coisa e amanhã outra. Consigo visualizar o movimento mas ainda não estou com aquela força e ficar lá fazendo a mesma força no mesmo movimento vai ser lesão na certa. Por isso penso em fazer um treino específico para o próximo semestre. Temporada chegando, quem sabe, gostaria muito. Só sei que vai dá um trabalho.


Tem outros projetos em vista?

Opa!!! Muitos!!!! 
Desde que voltei de viajem tenho imaginado vias por todos os lados. A visão é outra agora. 
As de esportiva são muitas, como por exemplo: Massa Crítica 10c, Mr.Bill extensão 11a(?), Carta na Manga 10c (?), História sem fim 10c, Ziquizira sem fim 11a/b (?), Absinto sem fim 11 (?), Transamazonica sem fim 10c (?), Coquetel de Energia extensão 11a (?), Southern Confort extensão 10b/c. São muitas, nem me fala. 
As de parede: Via do Totem 10a, Atalho do Diabo 10a e Oitavo Passageiro. 
Haja pele e tempo heim!!!
Se conseguir uma só dessas já tá bom...hahahaha...se vamos sonhar que seja direito, né!!!
Que mensagem você deixa para a galera.

Desejo a todos muita luz no caminho das pedras!!! a vida é sincera.Vamos grampear menos e usar mais equipos móveis ou nós de corda. Deixem fluir o momento e diga não a conquista precoçe, deixem a via nascer, não façam uma cesariana forçada, por favor não!!! Comprem suas pazinhas de cavar e enterrem o seu papel higiênico.
E viva a pedra!!!Uhuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!
Lucas conta com o apoio da Bintang, dos amigos e familiares além do principal, de Deus.
Fotos: Cláudio Brisighello - www.flickr.com/photos/cbrisighello/
Fontes: Bernardo Biê, Luiz Cláudio "Pita" e Lucas "Jah" Marques.
Por Bernardo Biê

segunda-feira, 16 de março de 2009

Brasil Extremo 2

Felipe Pikuira encadenou o, até então projeto, "Cabra da Peste" na Serra do Cipó-MG.

O escalador explica que ainda não tem certeza quanto a graduação exata, mas sugere um 10c forte, numa via vertical de regletes abaolados.

DSC_9576.jpg

Pikuira na "Cabra da Peste"

"...Sobre o grau....mais uma vez...Que dúvida!!!Aparentemente foi mais dificil pra mim do que a Dor é o poder, mais acho q é o estilo....vertical e reglete meio abaolados...dificeis de fechar a mão!
Enfim....deixo como 10c hard!!
Mais digo mais uma vez Primeira ascenção e dificil de graduar..."

DSC_9614.jpg

Pikuira na "Cabra da Peste"

Quanto a sequência da via, Felipe descreve:
"...via de praticamente 4 chapas, vertical....logo um positivo onde pode tirar as duas mãos....e depois um 8c....se fizer a primeiras 4 chapas dificil de cair depois!..."

fonte: http://www.felipegcamargo.blogspot.com
fotos: Gustavo Baxter
colaboração: http://www.dedosfritos.blogspot.com