terça-feira, 28 de setembro de 2010
Kurt Albert - *1954/2010+ - Monstro de Preda
Kurt Albert, escalador alemão de 56 anos, toda uma vida dedicada a escalada, ficou conhecido por suas atividades pioneiras no desenvolvimento da área de escalada em Frankenjura, Alemanhã. Então percorreu o mundo, tendo escalado diversas montanhas desde Patagónia, Karakorum, Yosemite até à Venezuela. Parceiro de cordada do também alemão Wolfgang Güllich, solista assíduo, escalador comprometido.
Albert teve grande influência para o esporte. Foi ele quem definiu o termo "redpoint" em 1975, que indica quando uma via de escalada é feita sem quedas e sem usar pontos artificiais de apoio fixos (grampos, cordas, e todo tipo de equipamento usado para se puxar), que foi caracterizado por ele pintando pontos vermelhos na base das vias que eram escaladas em livre, daí o nome "redpoint" ("ponto vermelho").
Ainda não há informações claras sobre o que teria ocorrido no último domingo, quando o escalador subia pela via ferrata "Höhenglücksteig", na Bavaria, Alemanhã, até tomar uma queda de aproximadamente 18 metros. Albert foi socorrido no local e levado de helicóptero ao hospital onde encontrava-se em estado grave até a recente notícia de seu falecimento.
Kurt Albert sempre continuará a inspirar e motivar aqueles que, como ele, acreditam na escalada como estilo de vida, como forma de união, como aprendizado ilimitado. Será lembrado por suas ações no mundo vertical e por toda energia disposta no desenvolvimento dessa atividade.
Fica nosso agradecimento por toda contribuição, não só como atleta, conquistador, montanhista mas principalmente como pessoa.
Fonte: 8a.nu, planetmountain
Fotos: wikipedia, klettern
Vídeo: youtube
Por Loucos de Preda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário